domingo, 27 de setembro de 2009

Trânsito gera dor nas costas crônica

BR Press*) - Cada vez mais as metrópoles brasileiras sofrem com o aumento no trânsito, e uma das consequências graves desse problema é a saúde da população. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam pelas ruas e estradas do país cerca de 45 milhões de veículos. Só a região Sudeste concentra 24 milhões, e desses, 6 milhões transitam na cidade de São Paulo. Segundo Dr. Luiz Pimenta - presidente em exercício da Sociedade Mundial de Coluna e Diretor do Instituto de Patologia da Coluna em São Paulo - longos períodos em uma mesma posição podem sobrecarregar a coluna e sua musculatura, gerando dores nas costas, e podendo desenvolver doenças graves a longo prazo.De acordo com um levantamento feito pelo Ibope no início de 2008, 63% dos paulistanos gastam entre 30 minutos e 3 horas nos deslocamentos para a escola, universidade ou trabalho."Hoje em dia a população está passando mais tempo dirigindo, causando muitas dores musculares. A maior parte das queixas vem de uma má postura ao dirigir, o que é facilmente tratado e evitado apenas com a melhora postural e exercícios físicos regulares. Os automóveis atuais permitem um melhor ajuste do encosto, e mantendo-se uma boa altura e angulação do assento, bem como proximidade do motorista ao volante, é possível prevenir ou minimizar as dores nas costas", garante Dr. Pimenta.
Alongamentos
Ele dá dicas para prevenção de dores na coluna causadas pelo longo período no trânsito. "O mais importante é que a pessoa não precise desencostar do banco para acionar os pedais, realizar manobras ou visualizar os retrovisores. O motorista deve também fazer pequenas pausas durante longos períodos ao volante, sempre realizando alongamentos simples para as pernas e braços, bem como a região lombar e cervical", alerta o médico. · Manter o ângulo do assento entre 100 a 110 graus, dando apoio total à coluna e mantendo-a relaxada (isso evita lesões dos músculos do pescoço e articulações da coluna, quando o assento estiver muito angulado);
· Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do motorista, de preferência na altura dos olhos (evita efeito chicote da cabeça e protege das lesões no caso de uma colisão traseira);
· Usar um suporte lombar (alguns carros dispõem do dispositivo, mas uma pequena almofada ajuda na melhor distribuição da carga sobre a coluna);
· Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço);
· Os calcanhares devem estar sempre apoiados no assoalho do veículo, evitando a sobrecarga da coluna lombar;
· Devem-se alcançar os pedais de tal forma que mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados;
· Os joelhos devem estar ao nível dos quadris ou acima, para evitar sobrecarga da coluna lombar.

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