segunda-feira, 2 de maio de 2016

Upas têm atendimento odontológico -Fortaleza Ce

Unidades dispõem de cirurgiões-dentistas de plantão todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro, o paciente pode ser atendido 24 horas em caso de urgência e emergência odontológica ( FOTO: JL ROSA )
Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que cerca de 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Nesse sentido, parte da população de Fortaleza desconhece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Praia do Futuro, do Canindezinho e do José Walter ofertam serviços de urgência e emergência odontológica 24h.
Em 2015, foram 15.246 atendimentos dessa natureza. A UPA Canindezinho liderou a demanda, com 5.844, seguida pelas UPAs José Walter (5.675) e Praia do Futuro (3.727). Juntas, as três unidades acumulam mais de 36 mil atendimentos, desde que foram criadas, entre 2012 e 2013, até o dia 25 de abril deste ano. Esses locais dispõem de cirurgiões-dentistas de plantão todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.
Eles atendem a casos como infecção dentária, dor de dente aguda, hemorragias gengivais após extração dentária e traumas provocados por quedas ou acidentes, dando prioridade às ocorrências que causam maior aflição aos pacientes. Para o coordenador de Odontologia das UPAs, Rômulo Medeiros, a saúde bucal merece atenção desde as crianças, incluindo a aplicação de flúor, até os adultos, com a conscientização sobre o assunto. "O paciente que não se interessa em cuidar de um dente pode fraturá-lo, o que pode gerar infecção. Daí, quando procura a UPA, ele pode ficar em observação por 24h e até evoluir para uma internação hospitalar".
Porém, a orientação depois do atendimento na UPA e para tratamentos de rotina, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, é procurar os postos de saúde mais próximos. Caso seja necessário continuar o tratamento, é realizado encaminhamento para um dos sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que funcionam na Capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), o atendimento odontológico básico é ofertado em todos os 101 postos de saúde da Cidade, distribuídos nas seis Regionais. Eles fornecem serviços de restauração, aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal, câncer de boca e extração dentária. Os três CEOs da rede municipal, nos bairros Álvaro Weyne, Messejana e Itaperi, bem como o Centro Odontológico da Polícia Militar (Ceop), no Farias Brito, oferecem tratamento de canal, cirurgias orais de pequeno e médio porte, atendimento a pacientes com necessidades especiais e odontopediatria, além de outros serviços especializados. Já a rede estadual oferece outros três CEOs, que funcionam no Centro, no Joaquim Távora e no Rodolfo Teófilo.
Prioridades
Segundo o odontólogo José Carlos Souza Filho, coordenador da Saúde Bucal de Fortaleza, existe uma fila de espera para se conseguir esses serviços porque há uma grande demanda por tratamentos de extração e limpeza, ao mesmo tempo em que a SMS tenta dar vazão ao processo histórico de defasagem na atenção primária à saúde odontológica. "Precisamos fortalecer a prevenção da cárie, que é o principal problema que enfrentamos. Não adianta ir ao dentista só quando se está sentindo dor", afirma. (Colaborou Nícolas Paulino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário