sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Vem aí uma vacina contra gripe exclusiva para idosos

Vacina desenvolvida especificamente para proteger pessoas com mais de 65 anos contra o vírus influenza acaba de ser aprovada pela Anvisa

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a gripe feita especialmente para idosos. Testes realizados pela farmacêutica Sanofi Pasteur indicam que, entre indivíduos com mais de 65 anos, o imunizante é 24,2% mais eficaz na prevenção da doença em comparação com a injeção usada atualmente no Brasil.
Mas o que essa nova arma tem de diferente? Para compreender isso, antes é necessário relembrar o funcionamento das vacinas.
No caso da gripe, os imunizantes são compostos por fragmentos inativados do vírus influenza (os antígenos). Esses pedacinhos de vírus morto, assim por dizer, não provocam a doença, mas estimulam o organismo a produzir anticorpos. Então, quando a pessoa de fato entra em contato com o agente infeccioso no ambiente, seu sistema de defesa já está pronto para um contra-ataque imediato.
A questão é que o corpo dos indivíduos mais velhos responde menos à vacina tradicional. Dito de outra forma, há uma maior probabilidade de a injeção não incitar a fabricação de anticorpos. Isso torna essa turma mais vulnerável à gripe e a eventuais complicações, como a pneumonia.
Para contornar tal limitação, pesquisadores desenvolveram uma vacina com quatro vezes mais antígenos do que a disponível hoje na rede pública. É um empurrão a mais para promover uma reação imunológica adequada no pessoal mais maduro.
“O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados”, afirma o diretor geral da Sanofi Pasteur, Hubert Guarino, em comunicado à imprensa.
Apesar da aprovação, ainda não há previsão para a venda desse produto no nosso país. Num primeiro momento, ele estará disponível apenas nas clínicas particulares. Seu preço ainda não foi definido pelos órgãos reguladores.
O curioso é que essa mesma vacina já havia sido lançada nos Estados Unidos em 2010. Segundo a empresa, mais de 67 milhões de idosos foram protegidos com ela desde então.
E um recado final: a vacinação é a maneira mais efetiva de combater a gripe. De acordo com informações do Ministério da Saúde, ela reduz de 39% a 75% a mortalidade por problemas provocados pelo vírus influenza na população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário