Segundo entidade, especialistas concordam que há uma "forte suspeita" de que infecção durante a gravidez seja a causa da microcefalia
"Eu estou declarando que o recente conjunto de casos de microcefalia e outras anormalidades neurológicas relatadas na América Latina, seguindo um conjunto semelhante relatado na Polinésia Francesa em 2014, constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional", disse Margaret Chan, diretora geral da OMS.
Segundo Chan, os especialistas concordaram que há uma "forte suspeita" de que a infecção por zika durante a gravidez seja a causa da microcefalia, mas a relação ainda não é considerada cientificamente provada. Por isso, o comitê diz que é urgente a coordenação internacional de esforços para investigar e entender melhor a ligação entre o vírus e a má-formação. "Os especialistas acreditam que a extensão geográfica do mosquito que pode transmitir o vírus, a ausência de vacinas e testes confiáveis e a falta de imunidade da população nos novos países afetados são causas adicionais para preocupação", continuou Chan.
Publicidade
</div>
<div id='passback-wbff3e666f3'></div>
(Da redação)'\
Nenhum comentário:
Postar um comentário