segunda-feira, 24 de julho de 2017

Dormir bem auxilia no rejuvenescimento

Cuidados simples e naturais são cada vez mais valorizados pelos especialistas para obter uma pele mais jovial
Image-0-Artigo-2270858-1
A falta de sono ou a dificuldade para dormir atrapalha a concentração, o foco e ainda, quando frequente altera o apetite e a hidratação da pele ( Foto: divulgação )
Envelhecer é um processo natural e inevitável. Porém, com a evolução da medicina e alguns cuidados básicos, é possível chegar à melhor idade com uma aparência visivelmente rejuvenescida.
Com o objetivo de contribuir para o bem-estar de quem busca recursos que ajudem a combater o envelhecimento precoce, a fisioterapeuta dermatofuncional da clínica Prime Estética Bruna de Queiroz criou um e-book com dicas que garantem uma noite de sono saudável. "Considerado um dos fatores aparentemente simples, o sono é essencial para evitar o envelhecimento precoce", ressalta.
A procura por procedimentos que favoreçam o antienvelhecimento por meio de métodos mais naturais é uma prática cada vez mais valorizada entre os especialistas.
De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional, o ato de dormir é o momento em que o corpo tenta restaurar a energia gasta durante o dia, reabilitando suas funções. O processo implica em uma produção equilibrada de hormônios, objetivo principal para evitar o envelhecimento precoce. Quando a pessoa dorme bem e mantém uma alimentação saudável, dentre outros fatores, ela garante a produção eficaz de células rejuvenescedoras como, por exemplo, o colágeno e a elastina, substâncias produzidas naturalmente no organismo durante o repouso. "A má qualidade do sono não consegue repor essas taxas de hormônios adequadamente", complementa Bruna de Queiroz.
Rugas
Quando esses fatores não são restaurados de forma satisfatória provocam o envelhecimento acelerado da pele, que fica seca, sem brilho, promovendo o efeito "craquelê", estimulando as rugas profundas.
Sono adequado
No fim da tarde, quando está escurecendo, a retina recebe a mensagem de que a luz está baixando. A partir de então, o cérebro começa a se programar para a desaceleração das atividades, de modo que a melatonina e outros fatores hormonais atuem.
No entanto, é no período da noite que ocorre a liberação de hormônios no organismo.
Já pela manhã, o cérebro não responde de forma adequada aos estímulos da produção desses hormônios, deixando de suprir as necessidades que o corpo precisa.
Por este motivo, a especialista diz que, o ideal é dormir no período noturno.
Mas existem pessoas que não conseguem ter um sono tranquilo e dessa forma trocam a noite pelo dia, são as chamadas notívagas.
Embora o sono da manhã não seja suficiente para atender às necessidades do organismo, é possível "enganar" o cérebro e conseguir um resultado aproximado do que ocorre durante a noite.
"Assim, quem tiver problemas com o sono, basta criar uma rotina pela manhã que imite as condições ideais do período noturno", aconselha a dermato Bruna de Queiroz.
Principais dicas
Para dormir bem e garantir a jovialidade da pele basta criar uma rotina durante o dia de forma adequada para o cérebro entender que chegou a hora de dormir;
Programar-se pelo menos dez minutos antes. Evite a luz azul ou branca dos equipamentos eletrônicos. Isso porque o cérebro as entende como sinais de alerta;
Se precisar de luz, utilize a amarela, ela é mais relaxante;
Evite os celulares e outros equipamentos, pois seu cérebro trabalha para responder aos chamados;
Programe sons que imitem o barulho produzido pela natureza, como os da chuva, cachoeira e das ondas. Obedeça ao número necessário de horas de sono que seu organismo exige;
Qualidade não significa quantidade. É necessário que a pessoa conheça a real necessidade de dormir para se manter relaxado. Dormir demais fadiga e, de menos causa cansaço. A mente não produz e o organismo é afetado.
Pratique pelo menos 30 minutos de exercício físico diário. O gasto de energia aumenta a necessidade de descanso do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário