quarta-feira, 4 de março de 2009

Britânicos decifram a causa cabelos grisalhos


Reação química em cadeia nos folículos capilares reduz produção de melanina. Descoberta pode até ajudar na prevenção do vitiligo
Rodrigo Craveiro
Da equipe do Correio

“Ninguém sofreu na vida o que eu sofri. As lágrimas sentidas, o meu sorriso franco. Refletem-se hoje em dia nos meus cabelos brancos.” A música Cabelos brancos, interpretada por Caetano Veloso, relaciona o fenômeno que dá nome à obra com o sofrimento. A aparência grisalha tornou-se inspiração para artistas e alimentou crenças populares: “se arrancados, eles nascem em dobro”; “eles surgem por causa do estresse”; entre outras. Também permitiu associá-la à sabedoria e a ser motivo de suspiros entre muitas mulheres, que a veem como símbolo sexual. A ciência não poupava esforços para responder por qual razão os fios negros dão lugar aos cinzentos. Uma das teorias atribuía o processo ao resultado de danos prolongados provocados pelos radicais livres — substâncias oxidantes envolvidas em doenças degenerativas e no envelhecimento. Outra tese culpava mecanismos genéticos.
Karin Schallreuter, do Instituto para Desordens Pigmentárias da Universidade de Bradford (Reino Unido), garante, enfim, ter decifrado o enigma. O estudo, elaborado em conjunto com as universidades alemãs de Manz e de Lübeck, foi publicado pela revista científica Faseb Journal. Por e-mail, Karin contou ao Correio que o segredo para os cabelos grisalhos está em reações químicas no interior dos folículos capilares. O embranquecimento dos cabelos é provocado por uma intensificação de peróxido de hidrogênio. “Esse composto químico oxida muitas enzimas importantes, incluindo a catalase (responsável por sua degradação) e a tirosinase (que controla a pigmentação)”, explicou a cientista.
A redução na catalase — enzima que fragmenta o peróxido de hidrogênio e o converte em água e oxigênio — leva ao acúmulo excessivo deste composto nos cabelos. A baixa quantidade de enzimas reparadoras MSRA e MSRB não consegue consertar o estrago provocado pelo excesso de peróxido de hidrogênio. Para piorar, o desbalanceamento químico transtorna a produção da tirosinase. Como a tirosinase é responsável pela produção de melanina (substância que dá pigmentação ao folículo capilar), alterações em sua fabricação determinam a perda de cor dos cabelos.

Perda
“Com o decorrer do tempo, as pessoas perdem enzimas e enfrentam um processo de oxidação”, comentou Karin Schallreuter. A especialista britânica acredita que uma degradação similar da melanina poderia ser a causa do vitiligo. Caracterizada pelo surgimento de manchas esbranquiçadas pelo corpo, a doença atinge cerca de 4% da população mundial. “Nós fizemos essa descoberta em analogia com nossa observação em longa duração do vitiligo e, com base nesses conceitos, podemos recuperar a cor da pele”, acrescentou. A compreensão sobre o mecanismo dos cabelos grisalhos ou brancos abre espaço para estratégias capazes de impedir esse cenário. Uma das soluções seria interromper a reação química em cadeia, o que poderia prevenir inclusive o vitiligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário