terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lula deixa hospital após última sessão de quimioterapia

O ex-presidente Lula deixou nesta terça-feira (13), por volta das 20h40, o hospital Sírio-Libanês, após realizar a terceira e última sessão de quimioterapia do tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado em outubro.

Ele deve continuar recebendo medicamentos em casa nesta semana, através de um catéter ligado à corrente sanguínea, como feito nas outras duas sessões.

Segundo a nota divulgada nesta noite pelo hospital, a sessão de quimioterapia, iniciada na noite de segunda (12), foi concluído "sem intecorrências". Ainda na segunda, após os primeiros exames, a equipe médica do hospital informou que o tumor na laringe havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.

A redução foi considerada "expressiva" pelo médico Artur Katz, que integra a equipe que trata Lula. Quando foi diagnosticado, no final de outubro, o tumor media cerca de 3 centímetros, e foi classificado como de agressividade média

Desde segunda, Lula esteve acompanhado da mulher, Marisa Letícia. Nesta terça, recebeu as visitas dos ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Alexandre Padilha (Saúde), dos economistas Luiz Gonzaga Beluzzo e Delfim Netto, além do empresário Abílio Diniz.

Na saída do hospital, à tarde Beluzzo, que é ex-presidente do Palmeiras, disse que conversou sobre economia e futebol com Lula. Disse que o ex-presidente "está muito bem e animado" e que falou mais sobre o Corinthians, seu time.

Mais cedo, após se despedir de Lula, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também comentou o ânimo do ex-presidente durante o tratamento. "Ele [Lula] está muito alegre e tranquilo. Estou achando ele bastante animado. De todos os dias em que acompanhei [o tratamento], hoje eu achei ele o mais animado [desde o princípio do tratamento]".

Ainda nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff disse, em Porto Alegre, que a recuperação de Lula é uma "mensagem" para pacientes que também enfrentam o câncer.

"Isso é uma mensagem para todas as pessoas que passam por essa doença: é que ela [câncer] é derrotável, ela é cada vez mais derrotável, ou seja, cada vez mais você pode superá-la. Eu sou um caso, o presidente Lula é um caso e tem tantas outras pessoas", disse. Dilma descobriu em 2009 que tinha câncer linfático e realizou tratamento no mesmo hospital, em São Paulo.

Tratamento
Lula deverá iniciar a próxima fase do tratamento, de radioterapia, entre 8 e 10 de janeiro, com duração de 6 a 7 semanas. Todos os dias, receberá radiação para tentar eliminar o que restar do tumor. A cada semana, receberá também uma dosagem pequena de medicamentos.

A cirurgia, que havia sido desconsiderada desde o início do tratamento, foi novamente descartada nesta segunda pelos médicos.

Leia a íntegra do aviso de alta, emitido pelo hospital Sírio-Libanês:

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar no dia de hoje do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 20h30. O paciente realizou a terceira sessão de quimioterapia sem intercorrências. Deve continuar recebendo medicação quimioterápica por infusão contínua até sábado, 17, a semelhança do ocorrido nas duas sessões anteriores.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"

Câncer de laringe vale este (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário