domingo, 19 de fevereiro de 2012

As novas armas contra a cegueira

Terapia genética, uso de células-tronco e até olho digital começam a ser usados com sucesso para restaurar a visão

Monique Oliveira

img.jpg
BELEZA
A ex-modelo Katie Piper foi uma das que recuperaram
a visão após tratamento com células-tronco

Três estudos anunciados recentemente trazem opções reais de tratamento contra a cegueira a partir da correção de mutações genéticas e da regeneração de células da visão. Além disso, até um olho digital capaz de fazer o cérebro interpretar cores foi produzido. Com eles, a medicina promete reverter cegueiras provocadas por doenças genéticas, acidente e a resultante do processo de envelhecimento.

Dois dos trabalhos recuperaram a visão de pacientes usando células-tronco. Um deles foi o que fez a ex-modelo Katie Piper, 29 anos, voltar a enxergar após um ataque de ácido sulfúrico sofrido a mando do ex-namorado, em 2008. A lesão causou perda de células-tronco localizadas no limbus, região onde o olho externo encontra a córnea. Sem essas estruturas, a visão fica extremamente prejudicada. No Queen Victoria Hospital, na Inglaterra, a modelo recebeu novas células de um doador.

O outro, orquestrado na Universidade da Califórnia (EUA), tratou a cegueira causada pela degeneração da mácula com células-tronco embrionárias. Essa degeneração é resultado do envelhecimento ou de doenças genéticas. “As células-tronco embrionárias têm crescimento difícil de manipular”, disse à ISTOÉ Robert Lanza, um dos autores do estudo. “Elas podem se diferenciar em tumores. O estudo conseguiu um feito ao impedir isso e restaurar a visão”, diz Ricardo Ribeiro dos Santos, coordenador de investigações com células-tronco da Fundação Oswaldo Cruz, na Bahia.

img1.jpg
CONSERTO
A cientista Jean Bennett coordenou a experiência
que mostrou a eficácia da terapia genética

A terceira façanha foi obtida por meio de terapia gênica. Três pessoas que sofrem de amaurose congênita de Leber (doença que prejudica gravemente a visão) recuperaram a capacidade de enxergar após a inserção, no olho, de um vírus inofensivo carregando um DNA capaz de corrigir o defeito no gene RPE65, responsável pela enfermidade. “Ele leva uma cópia idêntica do gene que determina a produção da proteína necessária à formação da imagem na retina”, explicou à ISTOÉ Jean Bennett, da Universidade da Pensilvânia e coordenadora do trabalho. “Falta apenas uma fase de estudo para que o método seja usado em larga escala.”

Até abordagens individuais estão sendo feitas. O artista visual inglês Neil Harbisson, que sofre de acromatopsia – ele só enxerga em tons de cinza – inventou o eyeborg. O aparelho registra as imagens, capta a frequência de onda de cada cor e a transforma em som. “Nunca vejo em cores, mas consigo interpretá-las por meio de ondas sonoras”, disse à ISTOÉ. “São pesquisas promissoras”, afirma Érika Yazaki, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Mas é preciso mais tempo para ver como a visão de cada um será estabilizada.”

img2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário