terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mulher agredida com cotovelada recebe alta de hospital em Sorocaba

Ela estava internada desde 16 de agosto, quando foi agredida em São Roque.
Agressor está em prisão temporária desde o dia 19.

Márcia Belmello Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar Santiago, agredida com uma forte cotovelada na madrugada do dia 16 de agosto, em São Roque (SP), teve alta no começo da noite desta segunda-feira (1º). A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde, que responde pelo Hospital Regional de Sorocaba (SP), onde Fernanda permaneceu internada por 16 dias.
Auxiliar de produção deixou Hospital Regional de
Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)
Auxiliar de produção deixou UTI e foi transferida para enfermagem neurológica (Foto: Reprodução/TV TEM) Fernanda, de 30 anos, teve traumatismo craniano após ser atingida pelo comerciante Anderson Lúcio de Oliveira, de 35 anos, na madrugada de 16 de agosto. Anderson está preso desde o dia 19 e vai responder por tentativa de homicídio qualificado, já que a vítima não teve chance de defesa, segundo a polícia. De acordo com Eduardo Cézar, irmão da vítima, Fernanda e Anderson são conhecidos e se encontraram ocasionalmente na festa realizada por uma casa noturna naquele fim de semana. Ele alega que os dois não tinham uma relação próxima.
Após a agressão Fernanda foi levada para o Pronto-Socorro de São Roque e depois encaminhada para o Hospital Regional de Sorocaba (SP). Ela saiu da UTI no dia 23 de agosto e permaneceu internada na enfermagem neurológica até o dia 1º.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde não passou detalhes sobre o estado de saúde da auxiliar de produção. O pai e o irmão limitaram-se a dizer que ela estava com fortes dores de cabeça e tinha ido para a casa de parentes.
O advogado de Fernanda, Ademar Gomes, informou que estava em uma audiência e que não poderia atender a solicitação do G1.
'Não se lembra de nada'
Em entrevista nesta segunda-feira (1º), Eduardo afirmou que Fernanda disse para a família que não se lembra do que aconteceu. "Ela acordou, mas não nos disse o que aconteceu naquele dia. Ela não se lembra de nada e também não estamos forçando, já que a recuperação dela é o que importa agora".
O quadro de falta de memória já tinha sido revelado pelo neurologista Paulo Diniz da Gama, que analisou as imagens da agressão a pedido do G1. Segundo ele, Fernanda possivelmente não se lembrará do que aconteceu, já que não houve tempo suficiente para que o cérebro registrasse o fato na memória. “Normalmente, esse tipo de concussão hemorrágica, quando controlada, como é o caso dela, não provoca sequelas que interfiram na capacidade motora ou cerebral. No entanto, ela não vai se lembrar do que aconteceu pelo resto da vida”, afirma o especialista.
A reportagem tentou contato com o médico responsável por atender a paciente, mas ele informou que só poderia falar caso tivesse autorização da Secretaria da Saúde, que não liberou a entrevista.
Pai de Fernanda afirma que ela está se recuperando (Foto: Marcus Vinícius Souza/G1)
Entenda o caso
As imagens da agressão, que ocorreu na madrugada do dia 16 de agosto, foram registradas por uma câmera de segurança de uma loja de motocicletas na avenida Antonio Dias Bastos, no centro de São Roque (SP).
O vídeo, que foi solicitado pela própria família da vítima ao dono do comércio, mostra Fernanda discutindo primeiro com uma pessoa vestindo uma blusa branca. Depois, ela fala com Anderson, que está de terno e com uma lata de cerveja na mão. Na sequência, o rapaz desfere uma cotovelada contra ela. Pessoas que estavam no local chamam o resgate, que chega pouco tempo depois. Anderson permanece no local, impassível.
Pai de Fernanda se diz inconformado com agres-
são (Foto: Marcus Vinícius Souza/G1)
Depoimentos
A Polícia Civil de São Roque ouviu no dia 29 de agosto mais uma pessoa que testemunhou a agressão sofrida por Fernanda. A delegada Priscila de Oliveira informou que também recebeu do hospital um laudo médico da jovem, mas que o documento não traz novidade à investigação.
“O laudo recebido foi baseado no prontuário da vítima e apenas aponta as lesões. Será necessário fazer um exame complementar”, explica a delegada. Ainda de acordo com Priscila, esse novo exame deve ser feito em 120 dias, já que a prioridade é zelar pela saúde da vítima. O prontuário médico de Fernanda já foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para que seja elaborado um laudo, a partir dos exames, e que ajudará a concluir o inquérito.
De acordo com a delegada, a testemunha que foi ouvida retificou o que havia contado. "Primeiramente, ele disse que não tinha visto a cotovelada, mas agora comentou que viu". De acordo com o advogado da testemunha, ele não vai ser enquadrado por falso testemunho porque não esteve presente no resgate dela e por isso não omitiu socorro.
Delegada deve concluir o inquérito ainda esta
semana (Foto: Reprodução / TV TEM)
Delegada ouviu testemunha nesta sexta-feira (Foto: Reprodução / TV TEM) Ainda segundo a delegada, nenhuma das testemunhas soube dizer o que causou a discussão. "Algumas pessoas ouvidas disseram que a vítima estava falando alto e mexendo com pessoas que passavam pela rua antes da agressão". Em depoimento, Anderson comentou com a delegada que Fernanda estava alterada. "Ele disse que ela [Fernanda] xingou ele e a irmã (que não estava presente). A cotovelada foi para afastar ela, que estaria incomodando Anderson", comentou Priscila.
A polícia abriu um inquérito para apurar os motivos da agressão, mas não divulgou outros detalhes do depoimento do comerciante, apenas confirmou que Anderson tem passagem por contravenção penal por envolvimento com máquinas caça-níqueis. O comerciante também tem registro de um roubo no qual matou o ladrão, mas a Polícia Civil ressaltou que ele não respondeu por homicídio, já que foi considerado legítima defesa.
Anderson Tingo Oliveira (Foto: Reprodução/TV Tem)'Completamente arrependido'
Carlos Alberto Alves, advogado de Anderson, afirmou que até segunda-feira (1º) não tinha entrado com o pedido de liberdade do cliente. Ele explicou que aguarda a conclusão do inquérito para decidir os próximos passos da defesa. Ainda conforme Carlos Alberto, a expectativa é que o inquérito seja concluído entre quarta (3) e quinta-feira (4).
Anderson Oliveira teve prisão preventiva decretada
(Foto: Reprodução/TV Tem)
O advogado também comentou que seu cliente está abalado e chorando. Ele também está preocupado com a mãe dele e tem perguntado sobre o estado de saúde da Fernanda, comentou Carlos Alberto.
Em nota enviada à redação do G1 no dia 27 de agosto, os advogados de defesa do comerciante informam que Anderson está "completamente arrependido". "A defesa informa que acompanha atentamente a colheita das provas e que Anderson está completamente arrependido do ato que praticou e que jamais quis atentar contra a vida de Fernanda", diz a nota.
Irmão e cunhada de Anderson afirmam que ele é
calmo (Foto: Reprodução/TV TEM)
Amilton de Oliveira e Cristiane da Cunha (Foto: Reprodução/TV TEM)Família do agressor está chocada
Em entrevista ao TEM Notícias no dia 25 de agosto, Amilton de Oliveira, irmão do comerciante, afirmou que a família toda está chocada com o que aconteceu: "Ele chora muito. Pediu para gente ver com a família dela tudo o que precisar, porque ele não é esse monstro que estão falando que ele é. É um trabalhador."
A cunhada de Anderson, Cristiane da Cunha, esposa de Amilton, acha que, naquele momento, ele não pensou no que estava fazendo. "Ele é uma pessoa calma. Foi um choque para nós e, pelas informações dos advogados, ele também está muito chocado e arrependido do que fez", disse Cristiane.
Família da vítima está indignada
Em entrevista ao G1 no dia 22 de agosto, Eduardo Cézar, irmão de Fernanda, disse que a família não consegue entender o que aconteceu. "Nós estamos indignados pelo que houve com a minha irmã. Foi uma atitude bruta, totalmente ignorante. Ninguém esperava que ele fosse reagir daquela forma e ninguém sabe ao certo qual o motivo da agressão", afirmou.
Vítima estava na frente de clube quando recebeu a cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)Vítima estava na frente de clube quando recebeu a cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário