quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Número de casos de meningite no Ceará tem aumento de 82%

Seis pacientes estão internados no Hospital São José - referência no atendimento à doença - com meningite
Nos últimos cinco anos, o número de casos de meningite registrados em todo o Estado cresceu 82%. Passou de 46, em 2007, para 84 no ano passado. Do total de casos notificados em 2012, chama atenção que 67% (57) estavam concentrados na Capital e 33% (27) no Interior. Mesmo com o significativo aumento no número de casos, analisando os dados, observa-se uma redução na letalidade. Foram 18 óbitos em 2012, e 20 em 2011.
























Os meses de janeiro a maio do ano passado foram os que apresentaram maior ocorrência do número de casos em Fortaleza, com ápice em abril, quando foram registrados nove casos e cinco mortes. Ainda assim, durante todos os meses do ano, casos da doença foram diagnosticados. Considerando todo o Ceará, 23 dos 184 municípios registraram casos da doença, com destaque para Caucaia (3), Barbalha (2), Chorozinho (2) e Horizonte (2).

Acopiara, Boa Viagem, Crato, Eusébio, Guaiuba, Hidrolândia, Icó, Itarema, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, Quixeramobim, Russas, São Luis do Curu, Tejuçuoca e Jaguaretama apresentaram um caso cada um. No Interior ocorreram, no ano passado, 18 mortes em decorrência da doença.

Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), destaca que, se não for tratada precocemente, a doença pode ser letal. "A pessoa tem 48 horas para começar o tratamento, se passar disso, o quadro pode se agravar", alerta.

Sintomas

Febre, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca (dificuldade de dobrar o pescoço) e manchas avermelhadas na pele são os sintomas da meningite. Em crianças com menos de um ano de idade, os sinais podem não ser tão evidentes. Se apresentar choro inconsolável e deixar de mamar, Fonsêca orienta os pais a encaminhá-lo, imediatamente, a um hospital.

Apesar do representativo número de casos registrados em 2012, o gestor explica que a tendência para os próximos cinco anos é de haver uma redução nas ocorrências, uma vez que a vacina foi incluída no calendário em 2010. Em adolescentes e crianças acima de dez anos que não passaram pela imunização, a doença ainda deve persistir.

Imunização

Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningites. Dentre estas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança a BCG - que protege contra formas de tuberculose; vacina Hib - contra a meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenza tipo b; vacina pneumocócica 10-valente - contra meningite e; vacina meningocócica conjugada C.

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e o Hospital São José são referência no atendimento de meningite em Fortaleza. Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José, informa que, ontem, a unidade estava com seis pacientes internados com a doença. A maior parte dos enfermos é da Capital, mas o hospital também recebe pacientes de todo o Estado.

O especialista esclarece que a meningite meningocócica é a que mais preocupa, pois transmite de pessoa para pessoa através da tosse e da fala. Apesar do Hospital São José ter recebido muitos casos de meningite no ano passado, Queiroz comenta que a maioria dos pacientes recebeu alta sem maiores problemas e sem apresentar sequelas.

O tratamento é feito com antibióticos. Entretanto, o especialista reforça que, quanto antes o paciente chegar ao hospital, maior a probabilidade de ele ter uma evolução favorável da doença. Alguns fatores determinantes para a ocorrência de meningites relacionam-se às condições de vida em geral da população, principalmente higiene, alimentação e condições de moradia.

Em geral, as meningites no Ceará apresentam comportamento endêmico, com exceção dos anos 2008, 2009 e 2011, onde ocorreram surtos de meningites virais, aumento das meningites pneumocócicas e surtos localizados da doença meningocócica. O primeiro registro de caso da meningite meningocócica foi registrado em 1980, conforme a Sesa.

LUANA LIMAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário