segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Médicos dizem que Michael Schumacher luta pela vida

Corpo médico diz que é "cedo para qualquer diagnóstico e que as próximas horas serão cruciais"

AFP/Patrick Hertzog
Michael Schumacher em pista de esqui de Madonna di Campiglio, na Itália, em 2005 (AFP/Patrick Hertzog)
O ex-piloto alemão Michael Schumacher permanece em coma, lutando pela vida, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Hospital da Universidade de Grenoble (CHU), na França. Em entrevista coletiva, os médicos que atendem Schumacher disseram que "é cedo para qualquer diagnóstico e que as próximas horas serão cruciais para o paciente". Os especialistas aguardam para ver como o ex-piloto reage à neurocirurgia a que foi submetido. Não há previsão de alta.
Segundo a junta médica, a baixa temperatura registrada na estação de esqui de Meribel, no sudoeste da França, onde Schumacher sofreu o acidente, evitou que seu quadro clínico fosse ainda pior. "O fato de a temperatura estar abaixo de zero evitou que o edema cerebral do paciente evoluísse", disseram.
O capacete também foi fator decisivo para que ele sobrevivesse. "O capacete não ofereceu uma proteção total, mas realmente ajudou. Sem ele, Schumacher não estaria aqui agora", afirmou Jean-Francois Payen, porta-voz do hospital.
O maior campeão da história da Fórmula 1 bateu a cabeça contra uma pedra após uma queda enquanto esquiava com a família em Meribel, a cerca de 600 quilômetros de Paris. Ele foi atendido por dois funcionários do resort e encaminhado ao Centro Hospitalar de Moûtiers. Logo depois, foi transferido para o hospital de Grenoble, onde há um centro especializado em traumas.
Equipe Mercedes se despede de Michael Schumacher em Interlagos em 2012
Equipe Mercedes se despede de Michael Schumacher em Interlagos em 2012 - Ivan Pacheco
Schumacher está sob os cuidados do médico Gérard Saillant, seu amigo pessoal. De acordo com a BBC, Saillant é especialista em traumas do cérebro e da espinha e já prestou socorro a Schumacher em outras ocasiões, como durante um acidente no GP de Londres, em 1999. Solidariedade — Por meio das redes sociais, pilotos de F1 e amigos pessoais de Schumacher manifestaram seu apoio ao piloto e sua família. “Estou rezando para Deus te proteger irmão. E que você tenha uma rápida recuperação Michael”, escreveu o brasileiro Felipe Massa, por meio de sua conta oficial no Instagram.
“Todos os nossos pensamentos estão com Schumi e sua família. Que ele se recupere rapidamente”, escreveu o piloto francês Romain Grosjean, da Lotus, por meio de sua conta oficial no Twitter.
Outro piloto da F1 a utilizar o Twitter para se manifestar sobre o acidente foi Adrian Sutil, da Force India. “Eu espero que Michael Schumacher fique bem logo. Tudo de melhor para ele e sua família”, disse o piloto, por meio da rede social.
Carreira — O ex-piloto foi campeão do mundo por sete vezes. Dois títulos foram conquistados pela Benetton (1994 e 1995), e cinco pela italiana Ferrari, onde permaneceu por dez anos, entre 1996 e 2006. Schumacher voltou ao esporte em 2010 com a Mercedes.
No final de 2012, o alemão se despediu definitivamente da Fórmula 1 no GP do Brasil. Ele se aposentou aos 43 anos com 155 pódios, 1566 pontos, 91 vitórias e 68 pole positions em 308 etapas. O ex-piloto completará 45 anos em 3 de janeiro de 2014.
(Com GazetaPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário