terça-feira, 22 de dezembro de 2015

EUA modificam lei que proibia homens gays e bissexuais de doar sangue

Homossexuais estão proibidos de doar sangue nos Estados Unidos desde 1983
Homossexuais estão proibidos de doar sangue nos Estados Unidos desde 1983(stock.xchng/Grosby Group)
A Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula alimentos e medicamentos, pôs fim nesta segunda-feira a uma norma que proibia homens homossexuais e bissexuais de doar sangue. A partir de agora, a legislação permite a doação dos que não tenham mantido relações com outros gays nos últimos 12 meses.
A norma revogada hoje estava em vigor há mais de 30 anos e a FDA afirmou que sua atualização reflete "a mais atual evidência científica" e a abordagem adotada em outros países como a Austrália e o Grã-Bretanha.
"A responsabilidade da FDA é manter um alto nível de segurança dos produtos sanguíneos para as pessoas cujas vidas dependem disso", disse o comissário interino da FDA, Stephen Ostroff, em comunicado. "Tivemos muito cuidado para assegurar-nos que esta revisão da política está respaldada por conhecimentos científicos sólidos e continua protegendo nossa provisão de sangue", acrescentou Ostroff.
Em 1983, a FDA proibiu a doação de sangue para qualquer homem que tivesse tido relações sexuais com outro homem, uma decisão tomada por causa da crise da aids, quando os conhecimentos sobre o HIV eram muito limitados e se buscava a maneira de deter sua propagação. Atualmente, os teste de HIV sobre os doadores de sangue são realizados com regularidade, razão pela qual é praticamente impossível que os bancos dos hospitais recebam sangue com o vírus da aids.
Neste sentido, grupos de direitos dos homossexuais que defenderam durante muito tempo a mudança desta política, como a National Drive Gay Blood, manifestaram que, apesar de apoiar que a FDA tenha acabado com a proibição, a nova política "continua sendo discriminatória".
(Com EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário