segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Doação de órgãos Campanha inicia nova ação de sensibilização

Hoje, a ação será realizada na Unifor e amanhã, Dia Mundial da Doação de Órgãos, na Praça do Ferreira
Nessa nova fase da campanha Doe de Coração, no centro de um mural, um grande coração é inflado quando alguém se aproxima, por meio um sensor que ativa o sistema de ar ( Foto: Fabiane de Paula )
Um grande coração, a princípio vazio, mas que, na presença de qualquer ser humano, é capaz de se encher de vida e amor. A proposta da intervenção do artista Narcélio Grud faz parte da campanha Doe de Coração, realizada pela Fundação Edson Queiroz, que chega à sua 14ª edição. O primeiro local a receber a ação foi o calçadão da Avenida Beira Mar, na tarde do sábado (24).
A colaboração do artista é o principal diferencial da edição deste ano da campanha, que tem como objetivo estimular a doação voluntária de órgãos no Ceará. "A intenção era de fazer uma campanha com um contato mais direto com o público, então surgiu a ideia do mural inflável, que é um projeto que já venho pensando há um tempo".
No centro do mural, um grande coração é inflado quando alguém se aproxima, por meio de um sensor que ativa o sistema de ar. "Todas as formas de se trabalhar a solidariedade são essenciais. E tendo informação você vai derrubando medos e preconceitos das pessoas,que passam a reavaliar seu posicionamento", disse o guia turístico Francisco Alves, 64. A ação também distribui camisetas, cartilhas e balões em forma de coração.
Na tarde de ontem, foi a vez do Instituto Dr. José Frota (IJF) receber a intervenção. Segundo Lisiane Paiva, coordenadora da Comissão de Transplantes do IJF, o impacto da campanha tem sido "enorme". "Há 15 anos eu trabalho junto à comissão, e a gente sente o marco que foi o início desta campanha. Em várias entrevistas feitas com as famílias de doadores, no momento de dar o 'sim', elas usam o slogan 'eu doo de todo o coração'. Isso é muito positivo", diz.
Segundo a coordenadora, a expectativa é de que neste ano o Estado zere a fila para transplante de córnea, pela primeira vez na história. O pintor Antônio Sérgio Pereira, 47, que desde 2004 doa sangue regularmente, diz que a campanha serve de incentivo para quem pretende doar e de esperança para quem está na fila. E acrescenta: "quem sabe um dia a gente precise de doação".
Atualmente, existem cerca de 1.100 pessoas à espera de um transplante de órgão no Ceará. Segundo Carolina Quixadá, coordenadora de marketing da Unifor, que realiza a campanha, o objetivo é chamar atenção para a doação voluntária, fazendo uma aproximação com as pessoas da área da saúde.
Nesta segunda-feira (26) a ação será realizada na Unifor; na terça-feira, Dia Mundial da Doação de Órgãos, na Praça do Ferreira; e na quarta-feira, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
A campanha Doe de Coração acontece tradicionalmente no mês de setembro, com a veiculação de publicidade em jornal, TV aberta e fechada, além de distribuição de material. A interatividade também se faz presente nos vídeos disponibilizados nas mídias sociais das empresas do Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário