sábado, 5 de novembro de 2016

Estudo sobre a relação da nutrição e doença crônica


Image-0-Artigo-2152930-1
Pesquisadores do Laboratório Nutrindo (Uece) analisam aspectos do consumo alimentar dos cearenses (índice glicêmico de alimentos típicos do Nordeste)
Os efeitos de dieta e da presença de doença sobre saciedade e consumo alimentar são alguns dos temas investigados pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Nutrição em Doenças Crônicas (Nutrindo), da Universidade Estadual do Ceará.
Há estudos em andamento (de conclusão de curso/Nutrição, dissertação e doutorado e tese em saúde coletiva) visando o aprofundamento do papel do efeito glicêmico dos alimentos, assim como o estudo do papel dos tipos de lipídeos dietéticos. Também está sendo analisada a interação entre peptídes gastrointestinais e outros biomarcadores, bem como o papel da variação individual em todos os tipos de interação.
Um desses estudos trata do "Consumo alimentar cearense: índice glicêmico de alimentos regionais e impacto potencial no risco de doenças não transmissíveis", resultado da dissertação de mestrado da Profa. Tatiana Uchôa Passos. Outra pesquisa é relativa à tese de doutorado de Sabrina Dantas Sabry. A temática aborda os efeitos da apetite emocional sob o enfoque de "Uma análise a partir da tradução, adaptação transcultural e valiadação do Emotional Appetite Questionnaire (EMAQ), assim como o depoimento de mulheres atendidas na atenção básica de saúde".
Também está em andamento a pesquisa "Benefícios metabólicos de nutracêuticos na saúde humana", referente à tese de Lia Silveira Adriano.
Efeitos pesquisados
O trabalho "Helicobacter pylori, grelina, apetite e peso corporal" analisa os efeitos da presença e da erradicação do micro-organismo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estudam essa temática Laís Marinho Aguiar e Raissa Maria Alves Lima (TCC); Daianne Cristina Rocha (mestrado); Gláucia Posso Lima e Ticihana Ribeiro de Oliveira (doutorado) e de Clarice Maria Araújo Vergara (estágio de pós-doutorado).
"O efeito da dieta do paleolítico no tratamento da obesidade - ensaio clínico controlado e revisão sistemática" é o tema analisado por Ehrika Vanessa Almeida de Menezes e Filipe Oliveira de Brito (mestrado) e Nara Andrade Parente (doutorado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário