
Há estudos em andamento (de conclusão de curso/Nutrição, dissertação e doutorado e tese em saúde coletiva) visando o aprofundamento do papel do efeito glicêmico dos alimentos, assim como o estudo do papel dos tipos de lipídeos dietéticos. Também está sendo analisada a interação entre peptídes gastrointestinais e outros biomarcadores, bem como o papel da variação individual em todos os tipos de interação.
Um desses estudos trata do "Consumo alimentar cearense: índice glicêmico de alimentos regionais e impacto potencial no risco de doenças não transmissíveis", resultado da dissertação de mestrado da Profa. Tatiana Uchôa Passos. Outra pesquisa é relativa à tese de doutorado de Sabrina Dantas Sabry. A temática aborda os efeitos da apetite emocional sob o enfoque de "Uma análise a partir da tradução, adaptação transcultural e valiadação do Emotional Appetite Questionnaire (EMAQ), assim como o depoimento de mulheres atendidas na atenção básica de saúde".
Também está em andamento a pesquisa "Benefícios metabólicos de nutracêuticos na saúde humana", referente à tese de Lia Silveira Adriano.
Efeitos pesquisados
O trabalho "Helicobacter pylori, grelina, apetite e peso corporal" analisa os efeitos da presença e da erradicação do micro-organismo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estudam essa temática Laís Marinho Aguiar e Raissa Maria Alves Lima (TCC); Daianne Cristina Rocha (mestrado); Gláucia Posso Lima e Ticihana Ribeiro de Oliveira (doutorado) e de Clarice Maria Araújo Vergara (estágio de pós-doutorado).
"O efeito da dieta do paleolítico no tratamento da obesidade - ensaio clínico controlado e revisão sistemática" é o tema analisado por Ehrika Vanessa Almeida de Menezes e Filipe Oliveira de Brito (mestrado) e Nara Andrade Parente (doutorado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário