sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Operação fará 30 cirurgias gratuitas de fissura labial


A iniciativa mudou a vida do pequeno Jonas Nunes Pequiar, que aparece na foto ao lado da mãe Jessica Brenda Nunes da Silva Pequiar ( Foto: Reinaldo Jorge )
Olhares preconceituosos e curiosidade invasiva. É o que Jessica Brenda Nunes da Silva Pequiar vivenciava quando saía com seu filho, Jonas Nunes Pequiar, que nasceu com lábio bilateral, um tipo de fissura labiopalatal. Em 29 de outubro de 2016, dia em que completou 1 ano de idade, Jonas passou por sua primeira cirurgia de reconstrução através da Operação Sorriso.
A iniciativa chegou à Fortaleza há 20 anos, e comemorará esse marco no sábado (28). A partir das 8h, serão selecionados 30 pacientes para receberem cirurgias gratuitas que serão realizadas entre 30 de outubro e 2 de novembro, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS).
Os procedimentos incluem operações regulares de lábio e palato, mas trazem uma novidade em relação aos anos anteriores: o enxerto ósseo. É um procedimento padrão para casos em que há falta de estrutura óssea próxima à gengiva, em pacientes com idade a partir de sete anos que possuem dentição mista, e será realizado pela Operação Sorriso na capital cearense pela primeira vez.
A ação reúne 60 voluntários profissionais, do Brasil e de outros países, incluindo cirurgiões, anestesistas, pediatras, enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Será "um coro multidisciplinar", como descreve Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.
Para participar, basta comparecer à seleção no dia 28, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável, caso o paciente seja menor de idade. No mesmo dia, os 70 pacientes operados no ano passado poderão retornar para a consulta pós-operatória de 1 ano.
Amparo
A iniciativa mudou a vida de Jonas Nunes Pequiar logo no começo. "Ano passado, ele foi agraciado com uma das vagas para fazer a cirurgia. Ele fechou os dois lados do lábio e levantou um pouco o nariz", explica Jessica Brenda Nunes da Silva Pequiar, mãe do bebê. Com quase 2 anos de idade, Jonas ainda precisa passar por outras cirurgias, dentre elas, a de enxerto ósseo, que só poderá realizar mais tarde.
Até os 18 anos, ele continuará a ser acompanhado por um dentista e um fonoaudiólogo do Hospital Infantil Albert Sabin. Apesar do longo processo, Jessica descreve a experiência da primeira cirurgia como "algo lindo".
"A equipe da Operação Sorriso é esplêndida. Eles estiveram comigo em todos os momentos, foi incrível. Eles me deram suporte da hora em que eu entrei no hospital até hoje. Eles ligam perguntando como está o Jonas, como eu estou. Eu me senti muito amparada", relata Jessica.
A Operação é uma organização médica voluntária global que, neste ano, junto ao Hospital Infantil Albert Sabin, zerou a fila de espera para cirurgia de correção de fissura labial. "Com isso, podemos criar outros polos de cirurgia dentro do Estado", diz a diretora executiva Ana Stabel. (Colaborou Barbara Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário