sábado, 16 de dezembro de 2017

Enfim, um exame de urina que detecta a tuberculose

Um teste bem mais simples e preciso de diagnosticar essa doença está sendo desenvolvido – e pode ajudar milhares de pessoas

Para flagrar a tuberculose, hoje em dia é necessário fazer um teste de pele ou de sangue, que não está disponível em todo lugar e que, acima de tudo, exige experiência dos profissionais. Mas pesquisadores da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, parecem ter encontrado uma alternativa barata, eficaz e simples: um exame de urina moderno.
Em estudos preliminares, os cientistas descobriram que uma molécula – a RB221 – é capaz de detectar e aprisionar uma espécie de açúcar que a bactéria da tuberculose libera no corpo. Então coletaram amostras de xixi de 48 indivíduos com a doença e as colocaram em contato com essa partícula.
Daí veio o resultado animador: a estratégia aumentou a precisão do exame em até mil vezes, garantindo uma sensibilidade superior a 95%. O método chegou até a diferenciar a severidade da enfermidade, o que pode ajudar no tratamento.
Os experts agora precisam expandir seus estudos para mais voluntários e, dentro do possível, simplificar o exame. Se tudo der certo, é possível que em três anos a novidade chegue ao mercado.

O que é tuberculose

Estamos falando de uma doença causada pelas bactérias Mycobacterium e Bacilo de Koch. Esses micro-organismos são transmitidos por contato com fluidos corporais, como secreções nasais.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões e gera tosse seca, cansaço, febre, falta de apetite. Conforme avança e degenera esses órgãos, pode colocar a vida do paciente em risco. No mundo, são mais de 9,6 milhões de casos por ano e 1,5 milhão de mortes – muitas delas no Brasil.
O tratamento envolve o uso prolongado de antibióticos, que pode se estender por seis meses ou até mais. Se a pessoa não abandona o tratamento, consegue se curar.
No entanto, eventuais danos graves ao corpo são irreversíveis. Daí a importância da detecção precoce da tuberculose – e, por consequência, a relevância desse exame de urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário