segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O mistério da cura à base de placenta de égua

Lesões são pesadelos na vida de qualquer atleta profissional. Por isso, não é raro surgirem casos de jogadores de futebol, por exemplo, envolvidos em tratamentos de recuperação intensivos, alternativos e até espirituais - rezas e curandeirismo puro. Nos últimos meses, surgiu outra dessas curas, inusitada para dizer o mínimo. Trata-se da terapia à base de líquido da placenta de égua.Segundo notícias veiculadas pelos britânicos Daily Telegraph e BBC, o processo consiste em massagear a região lesionada com o líquido ou mesmo aplicá-lo por injeção na área, o que permitiria uma rápida recuperação. Atletas de alguns dos maiores clubes da Grã-Bretanha - caso de Liverpool, Manchester City e Chelsea - já experimentaram o tratamento. A lista de pacientes inclui um brasileiro: Fábio Aurélio, do Liverpool. Do mesmo clube, o espanhol Albert Riera, o britânico Glen Johnson e o israelense Yossi Benayoun; do Arsenal, holandês Robie Van Persie.
A obra é da até então desconhecida fisioterapeuta sérvia Marijana Kovacevic. O problema, no caso, é a falta de comprovação científica do método e autorizações para o uso da técnica. Conhecida por usar métodos não convencionais, a fisioterapeuta é procurada pelas autoridades sérvias por supostamente não possuir licença para exercer sua atividade.
Ouvidos pela reportagem de VEJA.com, profissionais brasileiros das áreas de pesquisa, esportiva e saúde foram unânimes: a prática é suspeita e até mesmo condenável. "Não há nada a respeito deste assunto na literatura médica. Não conheço nenhum clube do mundo que utilize tal prática", explica José Luiz Runco, médico da seleção brasileira. Fabiana Wosniak, fisioterapeuta da Clínica de Medicina Esportiva Joaquim Grava, vai além: "A técnica é desconhecida, pois não há como saber o índice de rejeição das substâncias presentes no líquido da placenta no ser humano. Não é razoável pegar líquidos de outros animais para serem aplicados sem comprovação científica."
A condenação mais dura, porém, vem de um especialista do Reino Unido. "Não há evidência de que este tratamento ajude na recuperação de lesões. A placenta de égua pode originar um choque anafilático, em caso de aplicação, e até causar a morte do paciente", afirma Edzard Enrst, professor de medicina complementar da Universidade de Exeter.
Mundo animal - O intrigante uso do líquido da placenta de égua também chama a atenção de pesquisadores da área de medicina veterinária. Carlos Brunner, especialista em equinos e pesquisador da Universidade Paulista (Unip), confirma a existência de um tratamento à base de placenta de éguas - mas, no caso, os pacientes são da mesma espécie, e não seres humanos. "A membrana da placenta é usada para curar problemas de cicatrização de pele", explica. "Durante o período em que os potros nascem, obtém-se essas placentas, que são mantidas refrigeradas. Mas é bom esclarecer que a placenta não é comercializável."
O método reconhecido usado no esporte - e em seres humanos - que mais se aproxima do tratamento de Kovacevic é chamado PRP: plasma rico em plaquetas. "Pelo PRP, retira-se sangue do plasma do próprio paciente e prepara-se um gel para aplicação: assim, acelera-se a cicatrização da pele humana", comenta Fabiana. O método já é usado no Brasil, segundo Rubens Sampaio, chefe de departamento médico do Palmeiras.
Até o momento, o único atleta a falar sobre o uso do controvertido procedimento da sérvia Marijana Kovacevic é o israelense Yossi Benayoun. Ele, porém, garantiu que foi submetido a um tratamento com líquido de placenta humana. "Não foram usadas partes de outros animais. Ela (Marijana Kovacevic) me explicou tudo", contou o atleta do Liverpool ao Daily Telegraph.
Nesse caso, de fato há possibilidades de regeneração, segundo os especialistas. Mas existem riscos: "Quando o líquido retirado de uma mulher é injetado em outra pessoa, pode haver contaminação ou rejeição, pela ação de anticorpos", explica Fabiana Wosniak, da Clínica de Medicina Esportiva Joaquim Grava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário