quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hanseníase deixa Crato em alerta

Em 2011, houve 52 casos da doença no Município, que agora realiza uma campanha contra a enfermidade

Crato Apenas no primeiro mês do ano, já foram diagnosticados, neste Município, quatro casos de hanseníase. O Município já recebeu a classificação de hiper endêmico. Para o Ministério da Saúde, a cidade é prioridade, devido ao alto índice da doença. As autoridades municipais de saúde estão preocupadas com a proliferação da doença. Em todo o Ceará, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, existem 2.149 casos de pessoas em tratamento da doença. Para tentar diminuir a transmissão e o número de casos, a Secretária de Saúde do Município Crato está realizando, até o próximo dia 27, a Semana Municipal de Combate a Hanseníase. O órgão espera notificar possíveis casos ainda ocultos.

Em Juazeiro do Norte, de acordo com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), 89 pacientes estão recebendo tratamento contra a doença. Em janeiro de 2010 havia 75 pessoas recebendo tratamento. O órgão desenvolve constantemente ações de busca ativa dos casos.

Na cidade, a Secretaria de Saúde Municipal iniciou um processo de descentralização das ações para atenção básica, que também desenvolve o Programa de Hanseníase e Tuberculose. A medida visa capacitar os profissionais de nível superior que atuam nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que podem identificar a doença e o devido tratamento já na fase inicial.

A hanseníase é uma doença causada pela bactéria "mycobacterium leprae", cuja principal fonte de infecção é o homem, o qual a transmite a enfermidade principalmente pelas vias aéreas superiores. A doença acomete a pele e os nervos do doente, e existe um tempo longo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas, podendo variar de dois até mais de dez anos.

A Semana de Combate a Hanseníase em Crato está oferecendo, nas salas de espera dos Postos de Saúde da Família (PSF), palestras de conscientização sobre os sintomas da hanseníase. A Secretaria também está realizando o treinamento para todos os 207 agentes se saúde, dos quais 185 já receberam instruções de como alertar a população para os sintomas da enfermidade.

Nas visitas aos domicílios, os agentes de saúde orientam e encaminham as pessoas que apresentam suspeitas da doença para os PSFs. Diariamente, cada unidade de saúde está realizando os exames necessários para diagnosticar a doença.

Ao todo, na cidade, 56 pessoas estão recebendo o tratamento contra a hanseníase. Quando o paciente apresenta resultado positivo para a doença, a Secretária de Saúde disponibiliza gratuitamente a medicação necessária ao paciente para o tratamento, que pode ser feito no período de seis meses a um ano. Os remédios são repassados pelo Ministério da Saúde.

Casos

Em 2011, o Município registrou 52 casos, sendo que 34 foram do tipo multi bacilares, que é a forma mais agressiva da doença e costuma ter tempo de diagnóstico tardio. Os outros 18 foram do tipo paucibacilares, que é a forma inicial da hanseníase, para a qual geralmente exige tratamento de apenas seis meses. A Secretaria de Saúde Municipal estima que, em 2013, haja um aumento de 5% do número de pessoas com hanseníase, em relação aos dados de 2012.

Segundo a coordenadora da hanseníase em Crato, Tereza Cristina Brito Cabral, é preciso quebrar o preconceito que ainda existe com a doença e levar as pessoas a procurar equipe médica logo que aparecerem os sintomas. "O que a gente pretende é controlar a hanseníase e diminuir o numero de casos. Essa ainda é uma doença cheia de preconceitos. Por isso, é importante que as pessoas procurem os postos de saúde ao observarem os primeiros sintomas", diz.

A hanseníase pode causar deformidades físicas. Os sintomas mais aparentes são manchas brancas indolores pelo corpo. Porém, a doença tem cura e as deformidades podem ser evitadas com o diagnóstico na fase inicial da doença e consequentemente com o tratamento correto.

Ao diagnosticar a positividade do caso, toda a família do paciente deve receber acompanhamento da equipe de saúde, realizar os exames para conter a cadeia de transmissão. Praticamente em todos os bairros do Crato há casos confirmados de hanseníase e a Secretaria de Saúde acredita que podem haver mais pessoas com a doença, ainda sem a notificação.

Mais informações

Secretaria de Saúde do Crato

Rua 7 de Setembro S/N

Telefone: (88) 3586.8000

MORHAN Juazeiro

Telefone: (88) 3572.1464

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário