sábado, 14 de julho de 2012

Especialista tira dúvidas sobre o câncer de próstata


Gustavo Cardoso Guimarães, chefe do Núcleo de Urologia do Hospital A.C. Carmargo, explica os sintomas, detecção e tratamento da doença

Guilherme Rosa
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado em homens no mundo. Em 2008, foram registrados 899.000 novos casos, o que representou 13,6% do total de casos de câncer em homens. De acordo com dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, onde o câncer de próstata também é o segundo mais comum entre os homens, este ano devem ser registrados 60.180 novos casos e 12.778 novas mortes decorrentes da doença. O alto número de mortes poderia ser reduzido com o aumento do diagnóstico precoce, como também os efeitos colaterais causados pelo tratamento. O médico Gustavo Cardoso Guimarães, chefe do Núcleo de Urologia do Hospital A.C. Carmargo, em São Paulo, explica os sintomas, detecção e tratamento da doença e fala sobre os controversos exame de PSA (que tanto pode salvar vidas como induzir a tratamentos desnecessários) e de toque retal, ainda cercado de preconceito.
*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário