domingo, 29 de julho de 2012

Uganda: Surto do vírus Ebola mata ao menos 14 pessoas


Governo pediu para que habitantes se acalmem. Pior surto no país ocorreu em 2000, quando 450 pessoas foram infectadas, das quais mais da metade morreu

Vírus causador da ebola
Vírus causador da ebola (Reprodução)
Um novo surto do vírus Ebola já deixou pelo menos 14 pessoas mortas em Uganda neste mês, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir da capital, Kampala. O surto da febre hemorrágica mortal foi identificado no oeste do país, no distrito de Kibale, de acordo com informação divulgada pela OMS em conjunto com o governo da Uganda.

Segundo as autoridades de saúde, das 20 pessoas que foram identificadas com o vírus, 14 morreram. Duas das pessoas infectadas foram isoladas para exames de pesquisadores. O governo pediu para que os habitantes de Uganda se acalmem, dizendo que uma força nacional de emergência foi criada para evitar que o vírus se espalhe.
Histórico - Kibale fica perto da República Democrática do Congo (RDC), onde o vírus surgiu em 1976 e foi batizado com o nome do Rio Ebola. O Ebola havia sido identificado pela última vez em Uganda em maio do ano passado, tendo causado a morte de uma menina de 12 anos. O pior surto no país ocorreu em 2000, quando 450 pessoas foram infectadas, das quais mais da metade morreu.
Não existe vacina ou tratamento contra o Ebola, que é transmitido por contato pessoal e, dependendo do caso, mata até 90% dos que contraem o vírus. Os sintomas incluem febre súbita intensa, fraqueza, dor muscular, de cabeça e de garganta, seguida de vômitos, diarreia, erupções cutâneas, prejuízo às funções renais e hepáticas e hemorragia interna e externa. O Ebola é altamente infeccioso e mata rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário