quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cirurgia comum no joelho pode causar artrose e perda de cartilagem

Em estudo, 100% dos joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteoartrite até um ano depois do procedimento

joelho
Operação para reparar lesão no menisco é uma dos procedimentos ortopédicos mais comuns (Thinkstock/VEJA)
A operação para reparar lesão no menisco, um problema comum no joelho, pode aumentar o risco de artrose, também conhecida como osteoartrite, e de perda de cartilagem. Essa é a revelação de uma pesquisa apresentada nesta quarta-feira no encontro anual da Sociedade Americana de Radiologia, nos Estados Unidos. De acordo com os estudiosos, a descoberta sugere que a decisão de operar o paciente deve ser tomada com cautela.

O menisco é uma cartilagem localizada no joelho responsável pelo amortecimento entre o fêmur e a tíbia. Ele também desempenha um papel importante na estabilidade do corpo. “A cirurgia de menisco é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns para aliviar dor e melhorar a função das juntas”, afirma o médico Frank Roemer, da Escola de Medicina da Universidade de Boston e da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. “No entanto, evidências crescentes têm mostrado que essa operação pode ser prejudicial para a articulação do joelho.”

Os pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética de 355 joelhos ao longo de cinco anos: 31 foram operados por lesão no menisco, 280 apresentavam lesão no menisco, mas não foram operados, e o restante não tinha lesão. Nos três grupos, os cientistas analisaram os riscos de desenvolvimento de artrose e de perda de cartilagem.
“Nós descobrimos que os pacientes sem osteoartrite que foram operados tiveram um risco muito maior de desenvolver a doença e perda de cartilagem no período de um ano do que aqueles que não passaram por cirurgia”, afirma Roemer.

Estudo — Todos os 31 joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteartrite em até um ano, comparados com 165 (59%) dos joelhos com a mesma lesão que não passaram por cirurgia. Além disso, a perda de cartilagem foi muito maior nos joelhos que entraram na faca: 80,8% deles sofreram do problema, ante 39,5% dos que tinham lesão no menisco, mas não foram operados.
Uma opção à operação seria fazer fisioterapia para manter e recuperar a força do músculo e os movimentos. Tratamento com aplicação de gelo e remédios anti-inflamatórios não esteroides podem aliviar os sintomas.
“As indicações de cirurgia no menisco precisam ser discutidas com mais cuidado para evitar a degeneração acelerada das juntas”, diz Roemer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário