terça-feira, 30 de dezembro de 2014

FDA dá autorização de urgência para teste de ebola

Exame aprovado pelo órgão americano detecta a presença do vírus no sangue do paciente em até três horas

Profissionais de saúde do grupo Médicos Sem Fronteiras trabalham na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola, em 18 de outrubro de 2014
Profissionais de saúde do grupo Médicos Sem Fronteiras trabalham na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola, em 18 de outrubro de 2014 - Zoom Dosso/AFP
O FDA (Food and Drug Administration, órgão americano que regula medicamentos) concedeu autorização de urgência para um teste rápido de detecção do ebola. O método, produzido pela farmacêutica Roche e intitulado LightMix Ebola Zaire, é capaz de diagnosticar a presença do vírus no sangue do paciente em até três horas. Os testes disponíveis até então levam quase um dia inteiro para fornecer o resultado.


“Esse teste de diagnóstico molecular é fácil de utilizar e permite fornecer uma ajuda às equipes de saúde para detectar rapidamente a presença do vírus e começar o quanto antes o tratamento", disse, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, Roland Diggelmann, diretor do setor de diagnóstico da Roche.
O teste não foi aprovado para uso geral, mas sim em casos de emergência – ou seja, quando o paciente apresenta sintomas do ebola — nos Estados Unidos e nos países africanos atingidos pela doença.
A atual epidemia de ebola já deixou mais de 20 000 pessoas infectadas na Guiné, Libéria e Serra Leoa, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizados nesta segunda-feira. Cerca de 7 800 mortes pelo vírus já foram registradas nesses três países em 2014.
(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário