quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ioga pode reduzir fatores de risco para doenças do coração

De acordo com estudo, prática possui os mesmos benefícios para a saúde do coração dos exercícios aeróbicos, como a corrida e o ciclismo

Ioga combate a pressão alta e controla os níveis de colesterol
Ioga combate a pressão alta e controla os níveis de colesterol (Jack Hollingsworth/Thinkstock/VEJA)
Praticar ioga reduz fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão, colesterol e índice de massa corpórea (IMC). A constatação é de um estudo publicado na segunda-feira pelo periódico European Journal of Preventive Cardiology.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The effectiveness of yoga in modifying risk factors for cardiovascular disease and metabolic syndrome: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials​

Onde foi divulgada: periódico European Journal of Preventive Cardiology.

Quem fez: Paula Chu, Rinske A Gotink, Gloria Y Yeh, Sue J Goldie e MG Myriam Hunink.

Instituição: Universidade Harvard, nos Estados Unidos, entre outras.

Resultado: A prática de ioga melhora a saúde do coração por reduzir a pressão arterial e o colesterol “ruim” (LDL), além de aumentar o colesterol “bom” (HDL) e emagrecer.
Os estudiosos analisaram 37 ensaios clínicos, que avaliaram 2 768 pessoas. Eles constataram que a prática indiana oferece os mesmos benefícios para a saúde do coração que atividades aeróbicas tradicionais, como o ciclismo e a corrida. “Esse resultado é importante principalmente para aquelas pessoas que não gostam de exercícios aeróbicos, mas que querem colher seus benefícios”, explicam os autores.
Conclusões — O estudo revelou que a ioga pode reduzir o IMC, a pressão arterial e o colesterol “ruim” (LDL), além de aumentar o colesterol “bom” (HDL). Com esses resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a ioga e os exercícios aeróbicos funcionam da mesma maneira para o corpo.
Os autores explicam que os benefícios são potencializados se a ioga for pratica em conjunto com o uso de medicamentos, principalmente para aqueles que já possuem alguma doença do coração. “Provavelmente a ioga ainda oferece benefícios como redução do stress, que também auxilia na saúde metabólica e cardiovascular”, dizem os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário