sábado, 14 de março de 2015

USP inaugura a mais potente ressonância magnética da América Latina

O novo aparelho tem um ímã com potência de 7 tesla, cerca de 140 000 vezes o campo magnético da Terra

Ressonância magnética: Três pessoas morreram após serem submetidas ao exame em Campinas
O alto nível de refinamento das imagens geradas pelo aparelho irá permitir a realização de detalhadas autópsias virtuais(Thinkstock/VEJA)
Começou a operar nesta sexta-feira na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FUMSP) o mais potente aparelho de ressonância magnética da América Latina.
O equipamento, segundo em todo o Hemisfério Sul, será utilizado em ensino e pesquisa e contribuirá para o aperfeiçoamento do diagnóstico por imagem em doenças como o câncer. O novo aparelho tem um ímã com potência de 7 tesla, cerca de 140 000 vezes o campo magnético da Terra, enquanto as demais contam com 3 tesla.
O alto nível de refinamento das imagens geradas pelo aparelho permitirá a realização de detalhadas autópsias virtuais e um avanço no diagnóstico por imagem, que ganhará em precisão. Assim, tumores de menos de 0,5 centímetro podem ser identificados e o tratamento pode começar mais cedo. O aparelho foi adquirido por 7,6 milhões de dólares, com recursos da USP e da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação Faculdade de Medicina e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário