quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

EUA investigam 14 casos de zika por transmissão sexual

Autoridades de saúde americanas estão analisando casos de mulheres que possam ter contraído o vírus por meio de relações sexuais

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue
De acordo com as autoridades, todos os casos envolvem homens que visitaram áreas com surtos de zika e teriam infectado suas parceiras, que não tinham viajado para essas regiões(Paulo Whitaker/Reuters)
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está investigando 14 casos de pessoas que teriam contraído o vírus zika por meio de relações sexuais. De acordo com as autoridades, todos os casos envolvem homens que visitaram áreas com surtos de zika e teriam infectado suas parceiras. Essas mulheres não tinham viajado para essas regiões. Algumas estão grávidas.
Segundo o CDC, duas dessas mulheres receberam a confirmação de estarem contaminadas pelo vírus. Os exames, no entanto, não foram concluídos. Por isso, o CDC ainda classifica os casos como "em investigação". Em quatro casos, os testes preliminares indicaram a suspeita de infecção. Oito ainda estão em fase inicial de investigação.

A transmissão do vírus zika por relações sexuais é considerada rara. Houve dois casos relatados, incluindo um recente no Texas. Outros dois relatos também da presença do vírus no sêmen. De qualquer forma, o CDC recomenda que todos os homens que viajaram para uma área com transmissão ativa do vírus zika usem camisinha ou se abstenham de contato sexual durante a gravidez da parceira.
Ainda não há evidências de que mulheres possam transmitir o vírus para parceiros sexuais, mas é necessário mais investigação sobre o assunto.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário