sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Dobra procura nos postos por vacina contra febre amarela -Ce

A imunização é somente para aquelas pessoas com viagem marcada para áreas consideradas endêmicas do País
por Vanessa Madeira - Repórter
Desde que se iniciou a epidemia de febre amarela no Sudeste do País e o Ceará lançou alerta aos municípios quanto ao risco do surgimento de casos no Estado, à procura pela vacina contra a infecção dobrou nos postos de saúde da Capital. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mesmo sem a recomendação de vacinação no Estado por parte do Ministério da Saúde, a preocupação dos fortalezenses em relação à doença movimentou, nos últimos dias, as unidades que disponibilizam a imunização na Capital.
Por conta do surto nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, os estoques da vacina nos postos foram incrementados para suprir a demanda. A imunização, conforme esclareceu a SMS em orientação divulgada ontem à população, é recomendada apenas para aqueles com viagem marcada para áreas consideradas endêmicas, como estados da região Norte, Goiás, Maranhão e Minas Gerais, além de municípios específicos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No intuito de atender esses casos, a quantidade de vacinas recebidas passou de 150, em média, para 5.000 por mês.
No entanto, segundo a coordenadora de imunizações da SMS, Vanessa Soldatelli, grande parcela da procura parte de pessoas que não têm indicação para a vacina. "Muitas pessoas que vão viajar para Salvador, Rio de Janeiro ou Recife no Carnaval, e até pessoas que não vão viajar, estão correndo para os postos em busca de vacina. Mas só algumas capitais brasileiras têm recomendação de imunização", diz.
No Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, onde a demanda por vacinas, em geral, já é alta, no caso específico da proteção contra a febre amarela, com a proximidade do Carnaval, a busca está cada vez mais acentuada, relata a coordenadora da unidade, Maria José Carvalho. Ontem, o posto estava sem doses da vacina, de acordo com ela, devido à alta demanda no dia anterior. "Recebemos 300 doses quarta-feira e aplicamos todas no mesmo dia. A previsão é que chegue amanhã novamente".
Quem precisa ser imunizado, como a publicitária Priscila Soares, que ontem esteve no posto, terá que esperar até o fim de semana ou procurar uma das outras três unidades que estão ofertando a vacina. Ela viajará para Belo Horizonte (MG) no fim do mês e já tentou, sem sucesso, se vacinar. "O problema é que só posso após o horário comercial. Já entrei em contato com vários postos para saber se tem e sempre encaminham para esse".
Comprovante
Para evitar a vacinação desnecessária, a aplicação das doses está condicionada à apresentação de comprovante de viagem e, em casos específicos, de autorização médica, uma vez que a imunização é contraindicada para pessoas com sistema imunológico comprometido, idosos, gestantes e mulheres que estiverem amamentando crianças menores de seis meses.
Hoje, no Brasil, além dos casos confirmados de febre amarela na região Sudeste, o Ministério da Saúde registra casos suspeitos na Bahia (1), em Tocantins (1) e no Rio Grande do Norte (1). Vanessa Soldatelli destaca que, apesar das ocorrências no Nordeste e do incremento de vacinas ofertadas na Capital, a população deve se manter tranquila em relação à doença.
"Para a febre amarela voltar ao Ceará, precisaria que muita gente viesse de estados com surto para cá doentes, muitos mosquitos picassem essas pessoas e depois picassem outras", afirma. O infectologista Anastácio Queiroz, do Hospital São José, disse que os riscos de um surto no Estado são baixos.
Saiba mais
Capitais com recompendação
Manaus (AM)
Macapá (AP)
Goiânia (GO)
São Luís (MA)
Belo Horizonte (MG)
Campo Grande (MS)
Cuiabá (MT)
Belém (PA)
Boa Vista (RR)
Porto Velho (RO)
Palmas (TO)
Rio Branco (AC)
Brasília (DF)
Porto Alegre (RS)
Capitais sem recomendação
Maceió (AL)
Salvador (BA)
Fortaleza (CE)
Vitória (ES)
João Pessoa (PB)
Recife (PE)
Teresina (PI)
Curitiba (PR)
Rio de Janeiro (RJ)
Natal (RN)
Florianópolis (SC)
Aracaju (SE)
São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário