quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cientistas encontram vírus ligados ao câncer de próstata


Vírus Epstein-Barr e HPV foram encontrados em amostras malignas do câncer

Exame de câncer de próstata
Os pesquisadores encontraram o HPV em 70% das amostras de tumor maligno estudadas (ThinkStock)
Os vírus papiloma vírus humano (HPV) e Epstein-Barr (EBV), conhecidos pela associação com tumores humanos, estão presentes na maioria dos cânceres de próstata. Segundo um novo estudo conduzido por pesquisadores australianos, eles podem estar agindo de maneira conjunta para causar e dar progressão ao tumor.  A pesquisa foi liderada pelos professores Noel Whitaker e James Lawson, da Universidade de New South Wales, e foi publicada na revistaThe Prostate.

Saiba mais

HPV
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum, e tem mais de 40 subtipos, alguns dos quais podem causar câncer cervical e verrugas genitais. Normalmente, porém, o HPV não causa sintomas. Pelo menos 50% dos homens e mulheres sexualmente ativos contrairão HPV em algum momento de suas vidas. Geralmente o organismo humano consegue eliminar a infecção sozinho em dois anos, mas certos suptipos do vírus, conhecidos como cepas oncogênicas, podem evoluir para o câncer e precisam ser acompanhados de perto.
VÍRUS EPSTEIN-BARR 
Um dos vírus mais comuns em seres humanos, ele é transmitido pela saliva. Em grande parte dos casos, sua infecção não apresenta sintomas. No entanto, em alguns casos ele causa a mononucleose infecciosa, doença caracterizada por febre, inflamação das gargantas e fadiga, entre outros sintomas.
Os pesquisadores analisaram mais de 100 amostras de próstatas normais, e com tumores benignos e malignos. O estudo revelou que tanto o papiloma vírus humano(HPV) como o vírus Epstein-Barr (EBV) estavam presentes em mais da metade dos cânceres malignos. O HPV, sozinho, estava presente em cerca de 70% dos tumores de próstata estudados.
“Evidências experimentais recentes e não publicadas de outros pesquisadores sugerem que o HPV e o EBV podem colaborar para promover a sobrevivência e proliferação das células de câncer. Então, nossas descobertas podem ter implicações importantes para o entendimento e prevenção do câncer de próstata”, diz Whitaker.
Nas amostras de próstata analisadas, foi encontrada também uma variedade de alto risco do vírus, o HPV 18, que está associado a outros cânceres humanos, como o câncer cervical. Essa variedade é combatida pela vacina contra o HPV, mas, muitas vezes, a imunização só é sugerida para as mulheres. “Se o HPV 18 também estiver associado com o câncer de próstata, como a nossa pesquisa sugere, vacinar os meninos pode se provar um benefício para eles também”, afirma o pesquisador.
Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre o câncer de próstata:
*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário