terça-feira, 7 de agosto de 2012

Musculação reduz risco de diabetes tipo 2 independentemente da prática de exercícios aeróbicos


Porém, associar esses dois tipos de atividades pode ser mais eficaz do que praticar somente uma delas

Atleta prepara barra de pesos para sessão de musculação
Musculação: prática pode ser alternativa para quem não consegue realizar atividades aeróbicas (Thinkstock)
O primeiro estudo a analisar os efeitos da musculação sobre o risco de diabetes tipo 2 mostrou que esse tipo de atividade, independentemente da prática de exercícios aeróbicos, como caminhada ou corrida, já é capaz de reduzir as chances de uma pessoa apresentar a doença. No entanto, de acordo com a pesquisa, feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a probabilidade de não desenvolver a condição é ainda menor quando os dois tipos de atividade — muscular e aeróbica — são associadas. As conclusões desse trabalho foram publicadas nesta segunda-feira no periódico Archives of Internal Medicine.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: "A Prospective Study of Weight Training and Risk of Type 2 Diabetes Mellitus in Men"

Onde foi divulgada: periódico Archives of Internal Medicine

Quem fez:  Anders Grøntved, Eric Rimm, Walter Willett, Lars Andersen e Frank Hu

Instituição: Universidade de Harvard, Estados Unidos

Dados de amostragem: 32.000 homens

Resultado: Praticar 150 minutos de musculação por semana reduz em até 34% o risco de diabetes; e praticar o mesmo tempo de musculação associada a exercícios aeróbicos, como corrida ou caminhada, diminui essa chance em até 60%
Ao longo de 18 anos, os pesquisadores acompanharam 32.000 homens, analisando características como prática de atividade física, sedentarismo, hábitos alimentares, tabagismo e consumo de álcool, além de se os participantes tinham casos de diabetes na família. Nesse período, 2.278 voluntários foram diagnosticados com diabetes tipo 2. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a prática de atividades que envolvam o fortalecimento muscular, como a musculação, durante 150 minutos por semana, diminui as chances de uma pessoa ter diabetes tipo 2 em até 34% em comparação com não praticar nenhum tipo de exercício. Essa redução ocorreu mesmo com treinos de menor intensidade. Por outro lado, a associação entre esse tipo de exercício com algum outro aeróbio reduz esse risco em até 60%.
“Até agora, as outras pesquisas indicaram que as atividades aeróbicas são de grande importância para a prevenção da diabetes tipo 2. Porém, muitas pessoas têm, por diversos motivos, dificuldade em aderir esse tipo de exercício. Nosso estudo sugere que a musculação pode ser uma alternativa para as atividades aeróbicas para aqueles que buscam se prevenir da doença”, diz Andres Grontved, coordenador do trabalho.
Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre diabetes:
Dra. Christiane Sobral é coordenadora do Centro de Diabetes do Hospital Sírio-Libanês

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário