sábado, 26 de outubro de 2013

Dengue tipo 5 é descoberta na Ásia

Novo sorotipo do vírus pode estar circulando entre macacos. Doença também já atinge países não-tropicais
Bangcoc. Cientistas descobriram um novo tipo do vírus da dengue na Ásia, segundo a revista "Science". Os dados sobre o suposto vírus de tipo 5 da doença foram apresentados numa conferência realizada esta semana, em Bangcoc, na Tailândia. A descoberta pode tornar ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

Principal vetor, mosquito Aedes aegypti se reproduz preferencialmente em ambientes com água parada e limpa, embora possa se adaptar a outros hábitats. Daí, a importância de se cobrir objetos que possam acumular o líquido FOTO: REUTERS

Pesquisadores encontraram o vírus por acaso em amostras recolhidas durante um surto na região de Sarawak (Malásia), em 2007. O micro-organismo era diferente dos quatro sorotipos conhecidos da dengue, o que foi confirmado por sequenciamento genético. O anúncio foi feito pelo virologista Nikos Vasilakis, da Universidade Texas Medical Branch, nos EUA.

A dengue 5 tem sido associada a um surto em seres humanos. Mas Vasilakis suspeita que ela está circulando, possivelmente entre os macacos, nas florestas malaias.

De acordo com o especialista da NUS Graduate Medical School Duke (Cingapura), Duane Gubler, "a descoberta pode mudar a maneira como pensamos a evolução do vírus".

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, disse que está acompanhando os estudos sobre a dengue, incluindo a do tipo 5, e que a descoberta do novo vírus não vai trazer impactos para as pesquisas já em curso para o desenvolvimento de uma vacina.

Contudo, ainda não existe nem medicamento contra a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre e dores musculares e nas articulações. Normalmente, o próprio organismo enfrenta e supera a doença. Eventualmente, a dengue progride para a forma hemorrágica, o que acontece com mais frequência quando a pessoa é infectada pela segunda vez, mas com um tipo diferente de vírus.

Com isso em mente, os desenvolvedores de vacinas têm se esforçado para proteger contra os quatro tipos simultaneamente, mas a descoberta de outro sorotipo aumenta o risco de complicações e desafia os pesquisadores da doença.

Dengue se espalha

Apesar de programas de controle lançados na década passada, os casos de dengue estão aumentando no mundo. A incidência global é estimada em 390 milhões de casos por ano, segundo um estudo publicado em abril na "Nature". O número de mortes, no entanto, ainda é considerado baixo, no geral, porque o acompanhamento e tratamento de casos graves melhorou.

A doença, tida como tropical, está se tornando uma ameaça mais generalizada, na medida em que as temperaturas médias mundiais aumentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário