terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Serviço terapêutico a serviço da Medicina

Essencial em exames de urgência, o exame ecográfico guia o médico desde o exame pré-natal até os procedimentos de biópsia
Image-0-Artigo-1534707-1 agëncia dn
Imagine a cena: da tela do aparelho no consultório médico, os futuros pais observam as primeiras imagens do bebê que está por vir. Dali, eles participam do desenvolvimento do filho durante toda a gestação. A cada sessão, uma descoberta que emociona. Tudo isso graças à ultrassonografia.
De fato, no pré-natal, o método permite o acompanhamento da saúde do bebê, mas não é só para identificar doenças congênitas ou quaisquer outras anormalidades no feto que ele serve. O exame ecográfico (popularmente chamado de ultrassom) tem papel vital no diagnóstico e também é um recurso terapêutico que está a serviço de quase todas as especialidades médicas, adaptando-se às especificidades de cada uma.
Diagnóstico mais preciso
"Como exame diagnóstico, além de ser um recurso em exames de urgência, a ultrassonografia tem papel fundamental nas prevenções do câncer ginecológico, de mama, bem como rastreamento de nódulos tireoidianos, entre outros", diz Carlos Marques Guimarães, especialista em ultrassonografia geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, pela Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e pela Federação Latino-americana das Sociedades de Ultrassonografia.
É ela que guia os procedimentos de biópsia, uma vez que a visualização das áreas a serem biopsiadas pela imagem ecográfica torna possível a otimização da coleta do material. Assim, o método diminui a necessidade de muitos fragmentos e possibilita uma precisão diagnóstica superior.
Abordagem terapêutica
Além disso, segundo o especialista, que também é mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo estudado a ultrassonografia hepática intra-operatória em pacientes oncológicos, o recurso tem grande utilidade terapêutica, guiando drenagens de coleções abdominais ou procedimentos terapêuticos intra-operatórios.
"A ultrassonografia tornou-se um recurso imprescindível na propedêutica da investigação de metástases hepáticas, principalmente no tratamento do câncer de cólon. O seu uso intra-operatório aumentou a capacidade de detecção de possíveis nódulos inacessíveis à palpação do cirurgião, bem como de mapear a região a ser ressecada (aumenta a segurança de retirada com margem da lesão). O método é de grande utilidade guiando o tratamento de nódulos para ressecção por radiofrequência".
Sem riscos à saúde
Um dos diferenciais dos exames ecográficos é que, neles, não há presença de radiação ionizante, o que os torna inofensivos à saúde, independentemente da quantidade de exames realizados.
Também há o baixo custo do exame aliado à grande funcionalidade diagnóstica do método. "A despeito dos avanços tecnológicos na Medicina, observamos que a realidade da prática clínica ainda se pauta por uma grande necessidade de baixo custo, levando a ultrassonografia a ser um método muito útil. A qualificação na realização do método, por sua vez, aumenta, com certeza, a precisão no processo de diagnóstico do paciente e seu consequente tratamento", acredita Carlos Guimarães.
Investir na formação médica
Por isso - e soma-se o fato de que cresceu o número de subespecialidades na área de diagnóstico por imagem - é que aprofundar-se no método é uma nova necessidade dos profissionais da saúde. Hoje, o avanço tecnológico permite que médicos e pacientes tenham à disposição aparelhos portáteis com grande capacidade de resolução de imagem e recursos que permitem exames de excelência.
"No mercado há uma variedade de marcas de aparelhos que realizam exames ecográficos. Todos são equipados com dopplervelocimetria colorida para estudos de vasos e, dependendo da qualidade de transdutores disponíveis, são capazes de fazer exames em praticamente todos os órgãos e quase todas as estruturas do corpo humano", explica.
Com custo razoável, o aparelho de ultrassonografia passa a ser viável devido ao baixo custo de manutenção, especialmente quando comparado a outros aparelhos de imagem, mas o especialista em ultrassonografia ressalta que, ao contrário de exames radiológicos, que são realizados por técnicos, o ecográfico é realizado em tempo real por um médico.
FIQUE POR DENTRO
Técnica de varredura para vários exames
A demanda motivou a Escola Cearense de Ultrassonografia a promover o Curso Básico de Ultrassonografia a partir de março deste ano. De acordo com Carlos Marques Guimarães, que em 2011 juntou-se ao especialista em radiologia e diagnóstico por imagem Jovelino Coimbra Neto para executar o projeto, as aulas não são destinadas apenas aos médicos especialistas em diagnósticos por imagem (residentes e profissionais em formação), mas também aos que buscam um diferencial na área de atuação. "Ao obstetra que se habilita para realizar exames em suas pacientes, ao urologista que se habilita para realizar biópsias de próstata, ao ginecologista no tratamento da infertilidade, entre outros", pontua.
Após o aprendizado da física do ultrassom e do manuseio da máquina, serão vistas as técnicas de varreduras dos exames. "A demanda de profissionais para exames ecográficos em clínicas e hospitais no Ceará ainda é grande, e esta se torna maior para profissionais que se aprofundaram e tem habilitação técnica em todas as áreas da ultrassonografia nas diversas especialidades (ginecológica, obstétrica, musculoesquelética, vascular, intervencionista, etc.)".

Mais informações:

Curso Básico de Ultrassonografia
Escola Cearense de Ultrassonografia
De 13 de março a 28 de junho
(85)91373075/86722812

Nenhum comentário:

Postar um comentário