domingo, 16 de novembro de 2014

Sem óculos

Médicos comprovam a eficácia de implantes na córnea para tratar a dificuldade de enxergar de perto que surge a partir dos 40 anos

Cilene Pereira (cilene@istoe.com.br)
Uma nova opção de tratamento para a presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, acaba com a necessidade do uso de óculos. A condição é caracterizada pela perda da elasticidade do cristalino, a lente natural do olho. O fenômeno ocorre com o passar dos anos e sua consequência é a dificuldade para focar objetos mais próximos. Hoje, os recursos mais usados para corrigir o problema são os óculos e, menos comum, a cirurgia a laser. Agora, a alternativa que está surgindo são os implantes colocados sobre a córnea e que têm a função de ajustar a profundidade da imagem captada de forma que o indivíduo enxergue de perto e de longe.
abre.jpg
OPÇÃO
Para a oftalmologista Lara, uma das vantagens é que o
recurso pode ser retirado, se preciso
Há três modelos: o Kamra, o Raindrop Near Vision e o Presbia Flexivue Microlens. O mais estudado até agora é o primeiro. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA) divulgaram os resultados de um trabalho que avaliou sua eficácia em 507 pacientes com idade entre 45 e 60 anos. Do total, 83% deles ficaram aptos a ler jornal, por exemplo, sem a necessidade de óculos. “O implante funciona tanto para quem está começando a ter dificuldade para enxergar de perto quanto para aqueles que estão com a presbiopia em etapa mais avançada”, disse à ISTOÉ John Vukich, líder da pesquisa.
IEpag72e73Beleza_Oculos-2.jpg
Na opinião da oftalmologista Lara Murad Bichara, do Rio de Janeiro, os implantes também apresentam outras vantagens. “Eles podem ser retirados quando necessário”, diz. “E não dificultam a realização de uma operação de catarata no futuro nem prejudicam a visualização da retina, recomendada em pacientes diabéticos, por exemplo”, completa. O pesquisador Vukich, no entanto, ressalva que há circunstâncias nas quais o uso dos óculos pode ainda ser necessário, mesmo com o implante. “Quando a luz é muito fraca, a utilização de óculos de leitura pode ajudar”, disse.
A tecnologia dos implantes já está disponível em países europeus. Nos Estados Unidos, o Kamra está em fase de aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA). E, de acordo com os fabricantes do Raindrop Near Vision, sua aprovação no Brasil será solicitada em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário