sábado, 11 de abril de 2015

'Foi um sucesso', diz mãe de Sofia após nove horas de cirurgia nos EUA

Pais fizeram postagem em rede social informando que bebê já está no quarto.
Sofia, de um ano e três meses, recebeu seis órgãos do aparelho digestivo.

Ana Carolina Levorato Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Cirurgia da Sofia, bebê de Votorantim (Foto: Reprodução/Facebook)Cirurgia da Sofia, bebê de Votorantim (Foto: Reprodução/Facebook)
A menina Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e três meses, deixou o centro cirúrgico do Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira (10) após nove horas de procedimento. A mãe da criança, Patrícia de Lacerda, postou em uma página do Facebook que o transplante de seis órgãos foi considerado um sucesso e terminou por volta das 21h30, no horário de Brasília (20h30, em Miami).
Sofia passou pelo transplante de seis órgãos (Foto: Campanha Ajude a Sofia/Divulgação)Sofia passou pelo transplante de seis órgãos
(Foto: Campanha Ajude a Sofia/Divulgação)
Sofia nasceu com a síndrome de Berdon, considerada rara pelos médicos e que afeta todo o sistema digestivo. Por isso, ela precisava do transplante de seis órgãos: estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e um dos rins. A menina deu entrada no centro cirúrgico do hospital na manhã desta sexta-feira, às 9h30 (horário de Miami - 10h30 horário de Brasília). A mãe disse ao G1 que foi informada pelo hospital que os órgãos a serem transplantados são de um bebê do estado da Flórida.
Na internet, os pais de Sofia afirmam que a menina já está no quarto da UTI onde se recupera. “Dr. Rodrigo nos informou que se surpreendeu com o estado em que estavam os órgãos da Sofia se encontravam, pois não sabia como ela estava viva naquela situação. Agora iniciamos uma nova etapa das nossas vidas. Sabemos que o pós-operatório é muito delicado, por isso vamos continuar firmes nas nossas orações”, diz a postagem.
Emoção
Enquanto aguardavam o término do complicado procedimento cirúrgico, os pais da Sofia gravaram um vídeo especialmente para o G1 para contar sobre o procedimento e a expectativa do “tão esperado dia".
Apesar da cirurgia ser encarada com alegria pelos pais, eles sabem que a luta da filha pela vida ainda não está no fim e que ela terá que ser forte. "Quero agradecer todos pelo apoio, as mensagens, por tudo o que todos têm feito por nós durante essa luta. A gente sabe que hoje está começando outra [luta], mas agora com mais esperança, que logo ela vai poder comer como todas as outras crianças. É o meu maior sonho", finaliza a mãe.
"Parecia mentira"
Quando Patrícia recebeu uma mensagem do médico brasileiro responsável pelo tratamento da filha, ela quase não acreditou nas palavras que leu na tela do celular. Patrícia conta que foi informada pelo diretor de transplantes da unidade, Rodrigo Vianna, na noite de quinta-feira (9), que um possível doador para a menina havia sido encontrado. “Ficamos muito alegres, parecia mentira. Depois da euforia, ainda tínhamos que esperar a certeza de que os órgãos eram perfeitos para ela”, disse a mãe ao G1.
Após a mensagem, Patrícia também recebeu uma ligação da coordenação da lista de transplante de órgãos nos Estados Unidos, confirmando que o doador foi encontrado. “Eles me contaram que era de um bebê do estado da Flórida, isso por volta das 18h30 de ontem [quinta-feira], mas só fomos chamados para ir ao hospital à meia-noite e meia, quando tiveram certeza de que os órgãos serviam para a Sofia.”
A família, que é de Votorantim, interior de São Paulo, está a nove meses morando nos Estados Unidos, já que a cirurgia que Sofia precisava ser submetida, chamada de transplante multivisceral, não é realizada no Brasil. Assim que Sofia deu entrada no centro cirúrgico, Patrícia contou sobre o procedimento na página oficial da menina em uma rede social.
Superou as expectativas
Devido à complexidade da síndrome Berdon, os médicos estimaram que Sofia não passaria de um ano de vida. Porém, a menina contrariou as estatísticas e a medicina e comemorou seu primeiro aniversário no dia 24 de dezembro de 2014. "Quando temos fé, o impossível não existe. Quando temos perseverança, o impossível é possível. E a Sofia continua lutando com fé. Foi um ano de muitas batalhas, muitas dores, muitos procedimentos, mas ela conseguiu vencer, sempre se manteve forte e com o seu sorriso encantador", disse Patrícia na época.
Bebê Sofia contrariou a expectativa dos médicos ao fazer um ano (Foto: Divulgação)Bebê Sofia contrariou a expectativa dos médicos ao
fazer um ano (Foto: Divulgação)
Desde que nasceu, no hospital da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, Sofia nunca esteve na casa dos pais. Ela passou pelo Hospital Samaritano, em Sorocaba (SP) e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). E, neste período, passou por três cirurgias, mas ainda necessitava de atendimento especializado para a síndrome rara e para o transplante multivisceral, que não poderia ser realizado no Brasil.
Por conta disso, Sofia foi transferida, em julho do ano passado, para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos, especializado nesse tipo de procedimento. Mas isso só foi possível depois de muita luta na Justiça, já que a família da pequena não possui condições financeiras suficientes para arcar com os custos do tratamento fora do país, que está avaliado em R$ 2 milhões.
Em solo americano, Sofia foi incluída na lista de transplante de órgãos e, enquanto aguardava um doador compatível, foi submetida ao um tipo de tratamento específico para a doença, que possibilitou que o bebê pudesse fazer suas necessidades fisiológicas o que nunca havia acontecido nos hospitais do Brasil. Além disso, Sofia, que se alimenta apenas por nutrição parenteral - quando uma solução manipulada pelo médico é aplicada diretamente na corrente sanguínea - também pode, enfim, sair do hospital e ir pra "casa", já que ficou com a família em local temporário.
Sofia será submetida a cirurgia para o transplante de seis órgãos (Foto: Divulgação/ Campanha 'Ajude a Sofia´)Sofia será submetida ao transplante de seis órgãos (Foto: Divulgação/ Campanha 'Ajude a Sofia´)

Nenhum comentário:

Postar um comentário