segunda-feira, 7 de março de 2016

Primeiro caso autóctone do vírus Zika é confirmado em São Paulo

Mosquito Aedes aegypti é retratado em uma folha em San Jose, na Costa Rica. O país intensificou as medidas preventivas contra o vírus Zika após registrar seu primeiro caso de infecção - 01/02/2016
Mosquito Aedes aegypti é retratado em uma folha em San Jose, na Costa Rica. O país intensificou as medidas preventivas contra o vírus Zika após registrar seu primeiro caso de infecção - 01/02/2016(Juan Carlos Ulate/Reuters)
O primeiro caso autóctone (quando a doença é contraída na própria cidade e não vem de pessoas que viajaram para regiões afetadas) do vírus Zika foi identificado na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
O vírus foi detectado em uma mulher, 28 anos, com 30 semanas de gestação. Ela é moradora do bairro Freguesia do Ó, na zona norte da capital. O caso foi notificado no dia 3 de fevereiro. Segundo a secretaria, o exame ultrassom morfológico apresentou normalidade no feto. Mesmo assim, a paciente foi encaminhada para fazer o pré-natal no Hospital Escola e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, por ser referência para gestação de alto risco.
A paciente, que não teve seu nome revelado, apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de janeiro e disse não ter viajado para fora do estado. No dia 3 de fevereiro, foram coletados urina e sangue da paciente e, no dia 25 de fevereiro, o resultado foi confirmado como positivo para o vírus. No dia seguinte, foi feita uma nova coleta de sangue e novamente o resultado foi positivo. O local onde vive a gestante e todo o entorno foi visitado para exterminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, informou a secretaria.
(Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário