terça-feira, 24 de julho de 2018

Mutirão contra o câncer de cabeça e pescoço


Celebrado oficialmente em todo o mundo em 27 de julho, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço já recebeu atenção especial dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Na manhã de ontem, o hospital realizou um mutirão com atendimento de triagem para diagnosticar precocemente ocorrências de câncer de cabeça e pescoço. Na ocasião, 220 pessoas de diferentes idades foram atendidas; destas, 70 foram encaminhadas para o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC pois apresentaram possíveis sintomas de câncer.
A ação foi feita por cerca de 20 profissionais de saúde, que além de realizar diagnóstico fizeram campanha de prevenção e orientação do câncer. Segundo o médico cirurgião de cabeça e pescoço do HUWC Wellington Alves, o câncer de cabeça e pescoço é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de próstata. Ele abrange uma série de vários cânceres, como os de garganta, língua, boca e tireoide. O grande vilão dessas doenças, conforme afirmou Wellington Alves, é o tabagismo. "É o principal fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Já são detectados mais de 300 substâncias no cigarro que podem ser promotoras ou indutoras do câncer, e, associado a bebida alcoólica, os riscos aumentam em 20 vezes", afirma o médico, informando, ainda, que a carga tabágica de 10 a 15 anos tem forte influência com o surgimento de lesões cancerosas ou pré cancerosas. Os mais atingidos são adultos a partir de 40 anos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam-se 11.200 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. De acordo com Alves, esse aumento ocorre por vários motivos além do tabagismo, inclusive pela melhora dos métodos de diagnóstico, como a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido sexualmente e causa cânceres como o de garganta. Para a prevenção, o médico indica a vacina do HPV e o uso de protetor solar para evitar câncer de pele nas regiões da cabeça e pescoço.
O exame físico das regiões da cabeça e pescoço, que estava sendo realizado no mutirão de ontem no HUWC, é considerado simples e pode ser feito pelo próprio paciente. Os principais sinais que devem ser observados, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) são lesões na cavidade oral ou nos lábios, como aftas, que não cicatrizam por mais de 15 dias, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Ao apresentar esses sintomas, é importante consultar um médico.
Dagmar Lourenço, técnica em enfermagem, saiu do atendimento sorrindo, dizendo "graças a Deus, não tenho nada!". Ela afirmou que não apresentou nenhum dos sintomas, mas que é sempre bom prevenir-se. "O procedimento foi bem simples e nós mesmos podemos fazer, é só apalpar como se fosse fazer o exame da mama", conta.
Atendimento
O Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), em parceria com a Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, promoverá no próximo sábado (28), das 8h às 11h, o 3º Mutirão de atendimento gratuito com orientações à população sobre doenças da região da cabeça e pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário