domingo, 31 de maio de 2009

Brasil tem 20 casos confirmados de gripe suína, diz Ministério da Saúde


Subiu para 20 o número de casos confirmados de gripe suína --influenza A (H1N1)-- no Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde no final da tarde deste sábado. O órgão acompanha 19 casos de suspeita da doença em dez Estados. Os casos confirmados hoje são dois em Santa Catarina, um em São Paulo e outro no Tocantins.
Os infectados com a doença estão distribuídos em São Paulo (8), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1). Para todos os casos, são realizadas busca e monitoramento de todas as pessoas que mantiveram contato próximo com esses pacientes.
De acordo com o Ministério da Saúde, os novos casos confirmados de São Paulo e Tocantins foram contaminados nos Estados Unidos. Já os dois pacientes de Santa Catarina foram contaminados no Brasil. Eles contraíram a doença de um paciente que veio dos Estados Unidos.
Até hoje, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos com pacientes vindos do exterior. De acordo com o ministério, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus H1N1.
Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (3), Distrito Federal (2), Minas Gerais (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (1), Goiás (1) e Roraima (1).
Outros 17 casos estão em monitoramento em 9 Estados. O número de casos descartados até hoje é de 346, segundo o ministério.
Neste sábado, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário