segunda-feira, 18 de maio de 2009

OMS registra 8.480 casos de gripe suína; Coreia do Sul diz ter vacina


A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou relatório neste domingo sobre o avanço da gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), pelo mundo. Segundo o balanço, são 8.480 casos da doença em 39 países, incluindo 72 mortes.Nesta segunda-feira, um dia depois do México entregar um relatório detalhado sobre o vírus da gripe suína, com informações para que os cientistas desenvolvam uma vacina, cientistas sul-coreanos afirmaram ter a fórmula --que poderia ser comercializada em um prazo de quatro meses, informa a agência local Yonhap. Segundo o balanço da OMS, a Coreia do Sul tem três casos da gripe suína confirmados em laboratório.
O número fica bem abaixo dos 4.714 registrados nos Estados Unidos, incluindo quatro mortes. O país é o mais atingido pela doença até o momento.
O México, considerado epicentro da doença, registrou 2.895 casos da doença, incluindo 66 mortes.
Já o Canadá tem 496 pessoas infectadas pelo vírus A (H1N1), incluindo uma morte.
A Costa Rica, único país fora da América do Norte a registrar uma morte, tem nove casos confirmados da nova gripe.
A organização registra ainda casos da gripe suína na Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (4), Brasil (8), China (5), Colômbia (11), Cuba (3), Dinamarca (1), Equador (1), El Salvador (4), Finlândia (2), França (14), Alemanha (14), Guatemala (3), Índia (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (7), Malásia (2), Holanda (3), Nova Zelândia (9), Noruega (2), Panamá (54), Peru (1), Polônia (1), Portugal (1), Espanha (103), Suécia (3), Suíça (1), Tailândia (2), Turquia (1) e Reino Unido (82).
Vacina
Uma equipe de cientistas sul-coreanos assegura ter desenvolvido uma vacina contra a gripe suína que poderia ser comercializada em um prazo de quatro meses, informa nesta segunda-feira a agência local Yonhap.
A equipe, liderada pelo professor Seo Sang-heui da Faculdade de Veterinária da Universidade Nacional de Chungnam, afirma ter criado na sexta-feira passada (15) uma vacina a partir de uma amostra do vírus oferecida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA 11 dias antes.
A vacina, denominada como CNUK-RG A/CA/4xPR/8, é a primeira desenvolvida para o homem contra a gripe suína no mundo, segundo a Yonhap.
A equipe sul-coreana se mostrou disposta a oferecê-la de forma gratuita aos laboratórios e à indústria farmacêutica, e disse que assim comunicou à OMS e ao CDC.
Os cientistas consideram que a indústria farmacêutica poderia fabricar essa vacina em um prazo de quatro meses após um teste humano e que seu custo seria de 3,50 euros (R$ 9,96) por pessoa.
Por outro lado, as autoridades sanitárias sul-coreanas isolaram em um hospital uma cidadã vietnamita que apresentava sintomas similares à gripe suína.
A mulher, de 22 anos, foi isolada no aeroporto depois de ter chegado este domingo à Coreia do Sul procedente de Seattle (EUA) em rota para o Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário