segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Revelada causa da degeneração macular em idosos

A cura para a principal causa de cegueira entre idosos, a degeneração macular relacionada à idade, pode estar próxima. Pelo menos é o que espera uma equipe de cientistas de universidades do Canadá, Austrália, Estados Unidos e Coréia do Sul. Segundo artigo publicado pelos especialistas no periódico americano Nature, a doença é causada pela perda de função da enzima chamada Dicer1. O próximo passo é descobrir como reverter o mau funcionamento dessa substância.

A macula é a região do olho que fica no centro da retina e é responsável por captar os detalhes do campo de visão. Conforme a doença progrede, a visão central do paciente declina. Assim, ações simples, como ler, dirigir e até mesmo reconhecer pessoas, vão ser tornando cada vez mais difíceis.

A doença afeta uma em cada 50 pessoas acima dos 50 anos e uma em cada cinco com 85 anos ou mais. As causas exatas da perda de função da enxima Dicer1 ainda não foram descobertas. Mas os cientistas alertam para importantes fatores de risco: fumar, pressão alta e histórico familiar da doença.

Ação enzimática – O estudo descobriu ainda que a Dicer1 é necessária para destruir pequenos pedaços de um material genético chamado Alu RNA. Sem a enzima, o Alu RNA se acumula na região da retina, podendo levar a problemas de intoxicação e futura morte da retina. “Agora, precisamos estudar diferentes classes de moléculas que podem tanto aumentar os níveis de Dicer1 quanto bloquear a ação da Alu RNA”, diz Jayakrishna Ambati, membro da equipe de cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário