sábado, 21 de maio de 2011

Duas crianças morrem por dengue na Capital

Foi confirmada, ontem, pelo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a morte de duas crianças, de Fortaleza, devido a dengue. Ao todo, neste ano, 20.357 casos da doença foram notificados, das quais 41 faleceram. A expectativa da Sesa é que, a partir desse mês, a epidemia esteja perdendo a sua força.

As duas crianças, uma de nove meses e a outra com três anos, eram de Fortaleza e morreram no dia 16 de abril. A mais nova ficou internada por cinco dias, enquanto a mais velha passou oito dias no hospital, ambas tinham o tipo 1 da doença.

Há duas semanas não é feita nenhuma notificação de óbito devido a dengue. No mês de março foram registradas 16 mortes, até agora esse é o período com maior número de óbitos, em seguida vem fevereiro. Abril tem sete casos confirmados e 12 ainda em investigação. Em janeiro foram seis.

Fortaleza lidera o número de mortes no Estado, foram confirmados 17 óbitos devido a doença. A região com maior número de infectados é a da Secretaria Executiva Regional (SER) VI que registrou 2.602 casos.

Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manuel Fonseca, a secretaria tem notado que a epidemia está em uma curva descendente. "Houve uma redução no número de casos e também na quantidade de transferência de infectados do Interior para a Capital. Isso mostra que aconteceu uma quebra na transmissão da dengue", comentou.

Ele explicou que na última epidemia, em 2008, o mês de maio marcou o pico, com maior quantidade de casos. Este ano março e abril foram os meses que mais tiveram infectados.

Fonseca acredita que vários fatores contribuiram para a redução. Os principais foram a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) que realizaram ações de conscientização. O uso do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, e a divulgação da mídia também ajudaram.

"Esse ano a mobilização social em todo o Estado do Ceará foi muito grande. Empresas e escolas combateram a epidemia", afirmou .

Nenhum comentário:

Postar um comentário