domingo, 1 de maio de 2011

Prótese controlada pela mente pode ser vendida em um ano

Cientistas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, desenvolveram uma prótese de braço humano que pode ser a mais sofisticada do mundo. Além de se aproximar bastante com a forma e a agilidade de um braço natural, ela é guiada apenas pelo pensamento do usuário. Batizada como Modular Prosthetic Limb (MPL) – Prótese Modular de Braço –, o aparelho é composto de uma mistura de fibra de carbono ultraleve com uma fusão de metais de alta resistência.

O braço-robô pesa um pouco menos de 4,5 kg, é semelhante a um braço humano médio, e permite até 22 graus de liberdade, enquanto o natural permite 30. Assim, é possível segurar objetos com precisão e firmeza, sem o perigo de esmagar os mais frágeis. O pulso e o cotovelo também giram com facilidade. "É muito próximo à habilidade humana. Ela [a prótese] não pode fazer absolutamente tudo. Não pode curvar a mão como uma concha, mas é possível controlar todos os dedos individualmente”, diz Michael McLoughlin, chefe da equipe que desenvolveu o braço biônico.

Um protótipo do MPL foi testado por pessoas que tiveram um ou os dois braços amputados. Por meio de cirurgia, médicos redirecionam os nervos que normalmente controlariam o braço para o músculo não utilizado do peito. Os sinais desse nervo são interpretados por eletrôdos que movimentam a prótese. “O cérebro ainda pensa que o braço está lá, e se você puder capturar esses sinais, é possível conseguir algo realmente surpreendente.”, diz McLoughlin. O pesquisador afirma que é provável que o braço biônico esteja disponível para comercialização no prazo de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário