terça-feira, 5 de julho de 2011

Médicos com graduação fora do país devem se inscrever em exame

Médicos brasileiros ou estrangeiros que tenham obtido diploma de graduação em instituição superior fora do país têm até o próximo domingo, dia 10, para se inscrever no primeiro Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos.

Chamada de Revalida, a prova será feita em duas etapas e aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em colaboração com uma subcomissão formada por representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores, da Andifes (associação das universidades federais) e do próprio Inep.

No dia 28 de agosto, os inscritos farão a prova teórica, com questões de múltipla escolha e discursivas, em Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campo Grande ou Brasília. Em 1º e 2 de outubro, os aprovados na etapa anterior se submeterão à prova prática de habilidades clínicas, apenas em Brasília.

Um projeto piloto do Revalida foi testado no ano passado. Dos 628 inscritos, cerca de 200 chegaram à etapa final e apenas dois foram aprovados. O exame experimental serviu para testar a metodologia. Os processos de revalidação hoje vigentes, feitos pelas próprias universidades públicas --considerados caros, longos e sem padronização-- podem continuar sendo aplicados.

A taxa de inscrição na primeira fase custa R$ 100 e na segunda, R$ 300. Os candidatos que participaram do projeto piloto estão isentos do pagamento da taxa inicial. A inscrição pode ser feita pelo revalida.inep.gov.br/inscricao.

Ao preencher o requerimento, o candidato deverá selecionar a universidade pública brasileira (dentre as 37 que aderiram ao Revalida) à qual a revalidação de seu diploma estará vinculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário