domingo, 24 de julho de 2011

Ultrassom para medir a pressão

Cientistas holandeses estão testando um método que promete fornecer um retrato mais detalhado da pressão arterial e das condições dos vasos sanguíneos. O objetivo é contribuir para aprimorar o diagnóstico de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral – duas das mais incidentes enfermidades na atualidade.

Criada por pesquisadores da Eindhoven University of Technology, a técnica consiste no uso de um aparelho de ultrassom capaz de obter dados como a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das artérias e o estado de integridade das paredes que as revestem. “Todas as informações recolhidas são processadas por um modelo matemático que criamos”, explicou à ISTOÉ o cientista Frans Van de Vosse, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do método, em conjunto com Nathalie Binjnens. “Os resultados informados servem para indicar se há a instalação prematura da aterosclerose”, disse, referindo-se à doença caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro dos vasos.

Além disso, a técnica permite captar a pressão em lugares distintos do corpo, diferentemente do método habitual de colocação do medidor no braço. “Para obter uma medida rápida, esta alternativa é perfeita”, diz Van de Vosse. “Mas para conseguir uma impressão mais detalhada, principalmente de pontos localizados em outras regiões, não.”

Os testes feitos em laboratório demonstraram que a técnica, não invasiva, apresenta a mesma eficácia de métodos invasivos, que se baseiam na introdução de aparelhos para captar a pressão intravascular. Os pesquisadores preparam-se para iniciar os estudos clínicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário