quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mortes aumentam 175% no Ceará-POR MENINGITE

Febre, incômodo na cabeça e dor no corpo. Sintomas comuns a várias doenças, mas que podem ser sinais de meningite, uma patologia grave e que pode levar à morte. No Ceará, somente este ano, 11 pessoas morreram acometidas pelo problema, enquanto que no mesmo período de 2010, as vítimas fatais da doença totalizaram quatro. Um aumento de 175% de óbitos relacionados à meningite.

Enquanto que em 2010, foram registrados 31 casos da doença no Estado, este ano, de janeiro até ontem, 36 pessoas já contraíram meningite. Neste momento, 14 pessoas encontram-se internadas com meningite no Hospital São José, unidade referência em tratamento de doenças infecciosas.

A maioria delas apresenta quadro de meningite bacteriana, mas há meningites que podem ser causadas por vírus e fungos. O tipo que mais preocupa é a meningocócica, que pode levar rapidamente à morte.

O paciente acometido pela doença fica em isolamento nas primeiras 24 horas de tratamento, período após o qual não ocorre mais a transmissão.

Os números, considerados preocupantes, levaram a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) a lançar uma nota de alerta aos profissionais e unidades de saúde. O comunicado apresenta uma série de recomendações sobre a importância do diagnóstico precoce e a tomada imediata de medidas de prevenção e controle da meningite.

Recomendação

Pessoas que apresentem febre, cefaleia (dor de cabeça), vômitos, rigidez na nuca, sinais de irritação, convulsões e manchas vermelhas pelo corpo são consideradas como casos suspeitos de meningite. O conselho é que, nestas situações, o médico colha material biológico para exames e em seguida inicie, rapidamente, o tratamento.

"Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da meningite, melhor. Além de evitar possíveis complicações, a identificação precoce permite que o doente tenha o menor contato possível com outras pessoas, evitando a transmissão da doença", explica o infectologista Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José.

Com relação ao aumento no número de casos e óbitos por meningite no Ceará, o infectologista enfatiza que a patologia pode ocorrer em todas as épocas do ano e acometer pessoas de qualquer idade.

Contudo, segundo a Sesa, os médicos e os pais devem dar atenção especial para crianças com menos de cinco anos de idade que não tenham sido vacinadas contra o problema. "Os pais devem sempre ficar atentos se a criança, principalmente com menos de um ano de idade, vier a sofrer de choro ininterrupto, irritabilidade ou apresentar a moleira levantada", reforça Anastácio Queiroz.

Proteção

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, a vacina para combater os dois tipos mais graves da doença. Em clínicas particulares de Fortaleza, cada dose da vacina contra a meningite meningocócica custa, aproximadamente, R$ 150,00.

A meningite é transmitida por meio do contato simples entre pessoas. A contaminação ocorre através das vias respiratórias, por gotículas e secreções, havendo a necessidade de um contato próximo.

Em caso de confirmação do tipo meningocócico, o indivíduo que teve contato com a pessoa contaminada deve receber, imediatamente, em até 48 horas, quimioprofilaxia, medida de prevenção contra a doença.

Para o diretor do São José, Anastácio Queiroz, a combinação de medidas preventivas e de identificação precoce é essencial para evitar que a patologia se alastre. O especialista recomenda atenção aos sintomas da doença, além de evitar lugares fechados e aglomerações.

Saiba mais

Febre, cefaleia, vômitos, rigidez na nuca, irritação, convulsões e manchas vermelhas pelo corpo podem ser sintomas de meningite. A pessoa deve ser levada, imediatamente, a uma unidade de saúde

Indivíduos de qualquer idade são suscetíveis às meningites, mas o grupo etário de maior risco é o de crianças menores de cinco anos.

Diante de um caso suspeito, o profissional de saúde deve coletar e encaminhar o material biológico para confirmar a existência da doença e em seguida iniciar o tratamento o mais rápido possível

Em crianças com menos de um ano, é importante observar sintomas como irritabilidade, choro persistente e moleira levantada

Caso seja confirmada a meningite meningocócica, as pessoas que tiveram contato com o doente devem receber medida preventiva em até 48 horas para evitar transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário