terça-feira, 1 de novembro de 2011

'Lula está muito bem', diz Dilma após visitar ex-presidente

A presidente Dilma Rousseff esteve nesta segunda-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciou tratamento contra um câncer laringe no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e disse ter saído "muito contente" da visita.

Segundo ela, que ficou em torno de 1h15 com Lula, seu antecessor está "muito bem", de bom humor, e deve se recuperar logo. "Saio muito contente, achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o [ex] presidente Lula tem", disse Dilma.

Editoria de Arte/Folhapress

De acordo com Dilma, mesmo com a recomendação de não falar muito, Lula conversou com ela falando baixo e quis tratar de temas diversos. A presidente contou que seu antecessor estava mais interessado em falar de temas do país e do mundo, como a crise mundial e a reunião do G-20, que acontece nesta semana em Cannes, na França, do que propriamente da doença.

Dilma, que também enfrentou um câncer em 2009, disse que sofreu muito com o tratamento quimioterápico, mas que "cada organismo reage de um jeito".

"Ele tem uma capacidade de superar desafios muito grande", disse Dilma. Segundo a previsão dos médicos, os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.

Durante a conversa com jornalistas na porta do hospital, a presidente ainda brincou dizendo que, "em janeiro", verá Lula "desfilando pela Gaviões da Fiel", escola de samba de São Paulo que irá homenagear o ex-presidente no Carnaval de 2012.

"Quero aproveitar para dizer para o povo brasileiro que torce por ele, que ele é um guerreiro. Vai sair inteiro, feliz, e ainda vai dar muita contribuição ao nosso país", completou.

A visita foi acompanhada pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), pelo assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já estava no local.

Após a visita, Dilma participa da cerimônia de premiação "As Empresas Mais Admiradas do Brasil", oferecido pela revista Carta Capital no espaço Rosa Rosarum.

QUIMIOTERAPIA

Lula passa hoje pela primeira sessão de quimioterapia após a descoberta de um tumor na laringe.

A equipe médica do ex-presidente afirmou que o resultado da biópsia mostra que o tumor na laringe de Lula tem "nível de agressividade médio", ou seja, está numa fase intermediária.

Segundo os médicos, o tumor foi detectado cedo. "Dificilmente se identifica porque causa poucos sintomas", afirmou Luiz Paulo Kowalski.

Os médicos afirmaram ainda que os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.

O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo os médicos.

Umas das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo, segundo os médicos. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas. Mas também existem causas virais.


Ricardo Stuckert/Instituto Lula
A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (Fazenda) visitam o ex-presiddente Lula no hospital
A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (Fazenda) visitam o ex-presiddente Lula no hospital

Nenhum comentário:

Postar um comentário