sábado, 26 de novembro de 2011

Secretaria municipal confirma casos de gripe A em cidade do Ceará

A secretaria municipal da cidade de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, confirmou neste sábado (26) casos da gripe A (H1N1) na cidade. De acordo com a secretária municipal da saúde, Tânia Parente, 11 casos foram confirmados até o momento. Entre as pessoas que apresentaram os sintomas da doença, estão 50 alunos de uma mesma escola.

Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), ligado à secretaria estadual da saúde do Ceará, e os resultados saíram na noite desta sexta-feira (25).

De acordo com a diretora do hospital municipal de Pedra Branca, Geânia Landim, os casos são "leves e moderados''. Segundo ela, até o dia 24 último foram notificados 71 casos no município, sendo 50 de alunos da escola técnica Antônio Rodrigues de Oliveira.

De acordo com Geânia, na segunda-feira (21), 25 alunos da escola procuraram o hospital da cidade com sintomas da doença, que são febre alta, dor de cabeça, dor generalizada no corpo e vômitos. No dia seguinte, pelo menos outros 20 alunos da escola deram entrada no hospital com os mesmos sintomas. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará foi acionada e esteve no município colhendo material para exames na quarta-feira (23).

Medidas preventivas
As 11 pessoas doentes já estão em casa, sendo medicadas e utilizando máscaras e álcool em gel para evitar o contágio de outros, de acordo com a secretaria municipal. Desde quinta-feira, segundo Geânia, uma equipe está de plantão no hospital do município e notifica os novos casos ao setor de epidemiologia da secretaria estadual. Quem chega ao hospital com os sintomas recebe aplicações de álcool em gel nas mãos. Orientações contra a doença estão sendo veiculadas nas rádios locais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário