quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Após meses de disputa judicial, GDF marca cirurgia em garoto para sábado

Lucas Bittencourt, de dez anos, tem problema respiratório desde que nasceu.
Justiça determinou que governo compre e implante marca-passo.

Do G1 DF
Após meses de disputa judicial, foi agendada para o próximo sábado (1°) a cirurgia de implante de marca-passo em Lucas Bittencourt, menino de dez anos que sofre com problema respiratório e vive em uma cama desde o nascimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o procedimento será feito no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal sob a coordenação do médico Rodrigo Sardemberg, profissional solicitado pela família em ação na Justiça.

Em outubro, decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) determinou a imediata realização da cirurgia pela rede pública. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, autorizou a compra do material que será usado na cirurgia de Lucas Bittencourt no último dia 5. O marca-passo foi adquirido por R$ 388 mil e chegou a Brasília na sexta-feira.
Lucas Bittencourt recebeu a visita do cirurgião torácico Rodrigo Sardenberg na segunda-feira (11) da semana passada (Foto: Raquel Morais/G1)Lucas Bittencourt durante visita do cirurgião torácico Rodrigo Sardenberg (Foto: Raquel Morais/G1)
Lucas Bittencourt não fala, não anda e respira com ajuda de aparelhos desde que nasceu, por causa de uma insuficiência respiratória crônica. O pai do menino, o analista de sistemas Caio Bittencourt, disse estar ansioso. “Fazendo a cirurgia no sábado, o marca-passo vai poder ser ligado 15 dias depois, em 16 de dezembro, aniversário do meu filho. Será um novo nascimento”, declarou.
Segundo Caio, o garoto fará exames de sangue pré-operatório nesta quarta-feira (28) e de raio X do tórax na sexta, quando deverá ser internado. Caio contou que Lucas está com restrição de visita, para evitar qualquer tipo de infecção ou contaminação que possam dificultar a cirurgia.
Segundo Caio, o menino deverá ficar internado por cinco dias. “Já mostrei para ele fotos do quarto onde ele vai ficar. Vamos levar vídeo game, DVD e televisão para que ele fique tranquilo enquanto estiver internado”, afirmou.
Histórico
Em 1º de agosto, o TJDF havia negado recurso do GDF contra a liminar que determina a implantação do marca-passo. Naquele mês, uma junta médica da secretaria concluiu que Lucas não tinha indicação para a cirurgia. Os três profissionais que analisaram a criança durante 26 minutos afirmaram que ele apresentava “sequelas neurológicas irreversíveis, tanto intelectuais quanto motoras” e que era tetraplégico.
Também segundo os médicos, o implante não traria melhoras significativas a Lucas e não havia necessidade de urgência no tratamento. Rodrigo Sardenberg, médico especialista no procedimento, questionou o laudo. “Acho que não foi uma boa avaliação, inclusive porque há um erro conceitual: Lucas não é tetraplégico, mas tetraparético, ou seja, ele tem os movimentos, mas são mais lentos.” Em julho, o TJ determinou que a operação ocorresse independentemente do relatório da junta. Só após decisão de outubro do Conselho Especial do TJ que a Secretaria de Saúde autorizou a realização do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário