terça-feira, 20 de novembro de 2012

CE registra 1.990 casos de câncer

Somente neste ano, o Estado do Ceará deve registrar 1.990 casos de câncer no aparelho digestivo, o que representa 3,28% dos números nacionais, que somaram 60.650. Em Fortaleza, serão 660 novas incidências, o que representa 3,37% dos casos, comparados com as demais capitais, que, juntas, contabilizam 17.220 diagnósticos.


Em Fortaleza, serão 660 novas incidências, o que representa 3,37% dos casos, comparados com outras capitais, que juntas somam 17.220 FOTO: KID JÚNIOR
Os dados, apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão debatidos durante a XI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que vai acontecer em Fortaleza, entre os dias 24 e 28 de novembro, no Centro de Eventos Ceará (CEC). A iniciativa deverá reunir cerca de cinco mil pessoas para discutir temas ligados ao câncer.

A preocupação dos especialistas em relação aos números refere-se à necessidade de diagnóstico precoce, que pode evitar muitas mortes que, hoje, são causadas pela doença. "O quadro é preocupante, tendo em vista que o diagnóstico precoce pode levar à cura desses cânceres", revela Sérgio Bizinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), uma das organizadoras do evento.

Os cânceres do aparelho digestivo incluem neoplasias no cólon e reto, estômago e esôfago. "É possível detectar as doenças de maneira precoce, por meio da endoscopia baixa ou colonoscopia, um exame rápido e indolor que gera grande possibilidade de cura. Se existissem programas no SUS para incentivo do exame, menos pessoas morreriam por causa dessa enfermidade", acrescenta o médico, lembrando que o País precisa investir em campanhas de prevenção dos cânceres que afetam o aparelho digestivo.

SAIBA MAIS

Estimativa de novos cânceres
Cólon e Reto
Ceará 590
Fortaleza 290

Estômago
Ceará 1.050
Fortaleza 280

Esôfago
Ceará 350
Fortaleza 90

Nenhum comentário:

Postar um comentário