quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que é RPG


Fisioterapeuta e paciente (foto: Keith Brofsky/Getty Images)
Até hoje muitos se perguntam o que é e para que serve a RPG, ou Reeducação Postural Global, método desenvolvido em 1981 pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard. A técnica, que chegou ao Brasil em meados dos anos 90, tem como principal objetivo atuar na causa do problema – e não apenas nos sintomas. O tratamento visa, portanto, cuidar do corpo como um todo e não somente da região em que esta localizada a dor. A visão é global: alongar, equilibrar, tonificar e reeducar as cadeias musculares seja para tratar ou prevenir lesões.
A RPG pode ser utilizado não apenas como terapia, mas também com funções estéticas, para melhorar a postura, e até como aliado no desempenho do exercício físico. O método é muito indicado para atletas, pois proporciona melhora da conscientização corporal, o que auxilia no treino e na prática de esportes, evitando lesões e minimizando as consequências da sobrecarga provocada pela atividade física.
As sessões geralmente são individualizadas e têm duração entre 30 e 60 minutos. Alguns problemas bastante comuns podem apresentar melhora com a prática da RPG: lombalgias, cervicalgias, dores de cabeça/ enxaqueca, alterações posturais como escoliose, hiperlordose e hipercifose, problemas reumatológicos, quadros inflamatórios como bursites e tendinites.
Em geral os pacientes que recebem esse tratamento ficam bastante satisfeitos, pois conseguem realmente eliminar o foco do problema. O resultado é positivo porque o paciente melhora sua percepção corporal – o que colabora para que outras lesões possam ser evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário