terça-feira, 9 de julho de 2013

Barriga de chope pode causar osteoporose

Estudo mostra que a barriga grande afeta o esqueleto dos homens por Thais Szegö | ilustração Samuel Rodrigues
O trabalho foi coordenado por Miriam Bredella, radiologista do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ela empregou uma técnica chamada análise elementar finita, usada na engenharia para determinar a resistência de materiais, com o objetivo de avaliar o risco de fratura em dois grupos de homens: um com bastante gordura subcutânea e outro com bastante gordura visceral. "O segundo apresentou maior risco de sofrer com fraqueza óssea", disse Miriam a SAÚDE. "Outros artigos já indicavam que a obesidade em geral tem esse efeito", acrescenta o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "A alteração nos níveis de insulina, a redução da testosterona e o aumento do cortisol, comuns em pessoas acima do peso, podem provocar o problema", conta.

Duas explicações para isso

Baixa no hormônio do crescimento Esse foi um dos fatores do aparecimento da fraqueza óssea nos homens com muita gordura visceral. "Essa substância é importante para a saúde do esqueleto", afirma Miriam.

Liberação de citoquinas "O TNF-alfa e o IL-6 são exemplos de moléculas que são expelidas pelas células de gordura visceral e provocam um processo inflamatório prejudicial aos ossos", completa a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário