domingo, 14 de julho de 2013

Laboratório espera disponibilizar vacina da dengue em 2015

A francesa Sanofi já começou a produzir doses experimentais da vacina, mas espera a conclusão de duas pesquisas para dar detalhes sobre o produto

Meningite B: a vacina 4CMenB será a primeira usada na prevenção da doença
Dengue: Laboratório Sanofi pretende produzir 100 milhões de doses de vacina contra a doença por ano (Thinkstock)
O laboratório francês Sanofi Pasteur começou a produzir doses experimentais de uma vacina contra a dengue. O objetivo é disponibilizar o produto em 2015. Segundo a farmacêutica, a empresa será capaz de fabricar 100 milhões de doses ao ano.
Esse não é o único projeto no mundo que busca produzir uma vacina contra a doença — há, inclusive, estudos feitos no Brasil, como no Instituto Butantan. A vacina da Sanofi, que vem sendo desenvolvida ao longo de 20 anos de pesquisa, é a que se mostra mais perto de ser usada na prática clínica.
Embora ainda não tenha obtido autorização dos órgãos oficiais de saúde para que comece a produção da vacina, a empresa decidiu iniciar o processo para garantir que ela seja a primeira farmacêutica a lançar uma vacina contra a doença. “O tempo de produção é muito longo”, disse à agência Reuters Anthony Quin, chefe da fábrica onde a Sanofi produzirá a vacina.
A Sanofi informou que vai esperar os resultados da fase final de duas pesquisas para dar mais detalhes sobre a vacina. Segundo o laboratório, cerca de 45.000 pessoas da Ásia e América Latina estão participando desses testes. Suas conclusões devem ser divulgadas entre o final deste ano e o início de 2014.
Em janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a dengue como a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo hoje, com potencial para se tornar uma epidemia mundial. Segundo a entidade, todos os anos são registrados mais de 50 milhões de infecções e 20.000 mortes em decorrência da dengue em todo o mundo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário