sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Capital prepara projetos ligados à saúde do idoso-Ce

Durante evento, ontem, foi anunciada criação de um posto de saúde, além do Caminhão Idoso Saudável
O atendimento adequado e rápido na rede de saúde é, hoje, um dos principais desafios para grande parte das cerca de 250 mil idosos de Fortaleza. As dificuldades de acesso a consultas e exames torna-se ainda mais acentuada quando hospitais e postos de saúde não possuem condições de oferecer, de forma prioritária, o tratamento necessário à terceira idade.

Parte dos cerca de 250 mil idosos de Fortaleza enfrenta dificuldades no acesso a tratamentos médicos, consultas e exames FOTO: WALESKA SANTIAGO
Duas iniciativas, entretanto, prometem reduzir tais gargalos no próximo ano. De acordo com a Coordenadoria do Idoso da Capital, em 2014 devem ser implantados os projetos Posto de Saúde Amigo do Idoso e Caminhão Idoso Saudável.

Durante o I Encontro Cearense Multidisciplinar em Saúde para o Idoso, realizado ontem em Fortaleza, Sérgio Gomes, titular da pasta, afirmou que os dois programas aguardam aprovação do Município, mas que a expectativa é implementá-los na primeira metade da gestão.

Nos Centros de Saúde da Família, a proposta é que, cada unidade possua um sistema eletrônico pelo qual será possível acompanhar os prontuários dos idosos de toda a cidade, principalmente da periferia. Os dados devem ser atualizados em tempo real, a partir do trabalho em campo feito por agentes de saúde nas comunidades.

Atividades

Segundo o coordenador, todo o material exigido para o projeto já está pronto, faltando apenas o consentimento da Prefeitura para iniciar atividades. "Estamos enviando o projeto agora, e as expectativas são muito boas", destaca Gomes. Ele explica que, após a autorização, os profissionais receberão treinamento para fazer abordagens mais humanizadas e, ainda, identificar os idosos que sofrem agressões por parte de familiares.

No próximo ano, também deve começar a circular o Caminhão Idoso Saudável, iniciativa que levará aos bairros da Capital atendimento médico itinerante. Sérgio Gomes afirma que o veículo funcionará diariamente e visitará comunidades para oferecer consultas e procedimentos à população da terceira idade. A unidade contará com médico, enfermeiro e nutricionista.

Diariamente, o caminhão poderá atender até 100 idosos e, ao longo do ano, haverá capacidade de chegar a 92 mil. Segundo Gomes, o projeto "está para ser aprovado", e a Coordenadoria tenta a aquisição de recursos juntamente ao governo federal.

Para Júlia Barros, assistente social do Lar Torres de Melo, instituição que há mais de 100 anos cuida de idosos na Capital, as políticas públicas voltadas para a saúde da terceira idade, incluindo o combate à violência, são, atualmente, algumas das principais demandas na cidade.

VANESSA MADEIRAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário